O debate curricular no contexto da Educação Infantil

uma análise a partir das produções da ANPED nacional

Palavras-chave: Currículo, Educação Infantil, ANPED

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como as questões sobre o currículo da Educação Infantil têm sido abordadas nas publicações das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), no recorte temporal de 2009 a 2021. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, de caráter exploratório e de cunho qualitativo. Foi realizado um levantamento dos trabalhos, resultando em 29 artigos selecionados para análise, por meio das categorias: especificidade da Educação Infantil; culturas infantis; passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; formação docente; e BNCC. Foi possível identificar nas ausências constatadas as possibilidades para futuras pesquisas.
Palavras-chave: currículo; Educação Infantil; ANPED.

Biografia do Autor

Kênia Kristina Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com período sanduíche na Universidade do Minho – Portugal (Bolsa PDSE/CAPES), integrante do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - NAPE e Professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).

Anésia Maria Martins Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), integrante do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - NAPE e Professora efetiva da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).

Sara Duarte Souto-Maior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com período sanduíche na Universidade do Minho - Portugal, integrante do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - NAPE e Professora efetiva da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).

Alba Regina Battisti de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Doutora em Engenharia de Produção com Pós-doutorado em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente - CNPq/NAPE e representante da Região Sul da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE).

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Publicado
2025-10-20
Como Citar
Furtado, K. K., Maria Martins Furtado, A., Duarte Souto-Maior, S., & Regina Battisti de Souza, A. (2025). O debate curricular no contexto da Educação Infantil: uma análise a partir das produções da ANPED nacional. Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25267
Seção
Artigos

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