Formação inicial docente sob o olhar da cidadania democrática de Martha Nussbaum

Palavras-chave: cidadania democrática, formação docente, humanidades

Resumo

O artigo discute os prejuízos da educação como negócio e o consequente reducionismo da formação docente à profissionalização técnica e especializada em detrimento das humanidades. Para tanto, traz apontamentos sobre a centralidade da educação para a formação integral dos indivíduos em contraponto aos efeitos perversos de variadas violências que marcam a trajetória educativa de estudantes e atrelam-se à formação de professoras(es). Por meio da abordagem teórico-hermenêutica, apresenta e propõe a noção de cidadania democrática de Martha Nussbaum (2005) considerando as três dimensões propostas pela autora – pensamento crítico, cidadania universal e imaginação narrativa – como alternativa para pensar a educação para a dignidade humana e avalia suas possíveis implicações para a formação inicial de professoras(es). Por fim, recomenda o equilíbrio entre a formação especializada e humanística para (as)os docentes e aponta a noção de cidadania democrática de Nussbaum como possibilidade para recuperar as humanidades e alcançar uma educação voltada para a dignidade humana e a formação integral.

Biografia do Autor

Lorrany Martins de Almeida, Universidade de Brasília - UNB

Graduada em Pedagogia e mestranda em Educação (PPGE/FE) pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Grupo de Estudos Filosofia da Educação e Formação de Professores (GEFFOP). Bolsista CAPES.

 

Éllen Daiane Cintra, Universidade de Brasília - UNB

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e formadora de profissionais da educação da rede pública de ensino do Distrito Federal (SEEDF). Integrante do Grupo de Estudos Filosofia da Educação e Formação de Professores (GEFFOP).

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília - UNB

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Coordenadora do Grupo de Estudos Filosofia da Educação e Formação de Professores (GEFFOP).

Referências

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Publicado
2025-09-29
Como Citar
Martins de Almeida, L., Daiane Cintra, Éllen, & Piccolo Viero Devechi, C. (2025). Formação inicial docente sob o olhar da cidadania democrática de Martha Nussbaum. Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26068
Seção
Artigos

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