“Isso foi a gota d’água, agora estão querendo roubar o nosso futuro”

as ocupações secundaristas de 2016 como resistência à Violência Curricular no Ensino Médio

Palavras-chave: Juventudes, Ensino Médio, Ocupações secundaristas, Violência Curricular

Resumo

Neste artigo busca-se compreender o que os/as estudantes de Ensino Médio que participaram das ocupações no ano de 2016 relataram sobre os motivos que os/as levaram a ocupar as escolas, identificando as razões relacionadas à Violência Curricular por eles/elas vivenciadas no Ensino Médio. Metodologicamente, resulta de pesquisa qualitativa que teve como base a realização e análise de 12 entrevistas com ex-estudantes que participaram das ocupações em escolas públicas de nove estados brasileiros. À luz de categorias freireanas de análise, considera-se que as ocupações secundaristas também resultaram de anos de Violência Curricular sofrida pelos/as jovens na última etapa da educação básica.

Biografia do Autor

Falconiere Leone Bezerra de Oliveira, Rede Pública municipal de educação de Santa Cruz do Sul - RS

Doutor em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul, é pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É docente na rede pública municipal de Educação de Santa Cruz do Sul – RS.

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

É docente do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, sendo líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Publicado
2025-10-18
Como Citar
Oliveira, F. L. B. de, & Silveira, Éder da S. (2025). “Isso foi a gota d’água, agora estão querendo roubar o nosso futuro”: as ocupações secundaristas de 2016 como resistência à Violência Curricular no Ensino Médio. Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26198
Seção
Artigos

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