Benefícios da interdisciplinaridade na formação de professores de Licenciatura em Física: uma percepção dos discentes

Palavras-chave: interdisciplinaridade, formação docente;, percepção

Resumo

Este estudo avaliou a percepção dos estudantes de um curso de Licenciatura em Física sobre os benefícios da interdisciplinaridade para a sua formação. Foi realizada uma sequência didática interdisciplinar e aplicado um questionário. A frequência relativa das respostas foi determinada e foram plotados gráficos para melhor interpretação dos resultados. Observou-se que os licenciandos possuem clara percepção da importância da interdisciplinaridade em sua formação e futura atuação docente. Para estes, assumir uma prática pedagógica pautada em ações interdisciplinares favorece o aprendizado e desperta o interesse do estudante.

Biografia do Autor

Luana dos Santos Ferreira, Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto

Licenciada em Física pelo Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto.

Elisângela Silva Pinto, Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto

Doutora em Ciências e Mestre em Física. Docente titular do Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando com caracterização e modificação de materiais por técnicas de Microscopia de Varredura por Sonda. Atua em projetos voltados para o Ensino de Física e formação de professores.

Margaly Aparecida de Aguiar Vita, Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto

Especialista em Ensino de Biologia. Docente do Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto.

Wendel Coura-Vital, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Epidemiologia. Docente da Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador permanente nos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e Ciências Biológicas, dedica-se às pesquisas no campo da Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Crônico-degenerativas.

Januária Fonseca Matos, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Doutora e Mestre em Ciências Farmacêuticas. Especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica. Docente titular do Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto. Tem interesse de pesquisa em Educação Básica, atuando em projetos com a temática Interdisciplinaridade.

Referências

ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de; ALVES, Cristiane da Cunha. Na busca da Interdisciplinaridade: Percepções sobre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 349-357, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/13445/pdf. Acesso em: 30 abr. 2024.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 30 abr. 2024.

CARVALHO, Maria Madalena de. Interdisciplinaridade e formação de professores. Revista Triângulo, Uberaba, v. 8, n. 2, p. 93-112, 2015. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1554/1393. Acesso em: 09 mai. 2024.

CORDEIRO, Thaíse Conceição; SHAW, Gisele Soares Lemos. Interdisciplinaridade no ensino de ciências: concepções de licenciandos em ciências da natureza e a influência do programa institucional de residência pedagógica da UNIVASF. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 15, n. 32, p. 87-104, 2023. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/650/357. Acesso em: 09 mai. 2024.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro, efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FERREIRA, Franchys Marizethe Nascimento Santana; HAMMES, Care Cristina; AMARAL, Kelly Cebelia das Chagas do. Interdisciplinaridade na formação de professores: rompendo paradigmas. Revista Diálogos Interdisciplinares, Aquidauana, v. 1, n. 4, p. 62-76, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/5173. Acesso em: 08 mai. 2024.

FLORENTINO, José Augusto; RODRIGUES, Léo Peixoto. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade na educação: desafios à formação docente. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 54-67, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/17410/12794. Acesso em: 07 mai. 2024.

FRANCO, Ronan Moura; FREITAS, Diana Paula Salomão de; MELLO, Elena Maria Billig. Interdisciplinaridade e contextualização na formação docente em Ciências da Natureza sob a perspectiva Freireana. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3676/2683. Acesso em: 07 mai. 2024.

HEMOCENTRO RP. Circulação sanguínea. YouTube, 29 mai. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NiawNd2Oujc. Acesso em: 17 mai. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO PRETO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física. Ouro Preto: IFMG-OP, 2023. Disponível em: https://ouropreto.ifmg.edu.br/ouropreto/cursos/graduacao/licenciatura-em-fisica/PPCLIC.FSICA2023.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LOPES, David Santana; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira. Percepções sobre limites e possibilidades para adoção da interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 137-162, 2019. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1311/pdf. Acesso em: 09 mai. 2024.

MD. SAÚDE. O que é hipertensão arterial. YouTube, 12 mai. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NrPddz5qDEs. Acesso em: 17 mai. 2024.

MIRANDA, Flávio. Sistema Cardiovascular/Sistema Circulatório. YouTube, 24 mai. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R1mOEbfhzGk. Acesso em: 21 mai. 2024.

SILVA, Josefa dos Santos; SIMÓN, Yessy Villavicencio; SILVA, Cícero da. Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, n. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158/pdf. Acesso em: 08 mai. 2024.

SOUSA, Juliane Gomes de; PINHO, Maria José de. Dimensões teóricas da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade: construções conceituais na formação de professores. Quaestio, Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 461-482, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3582/4466. Acesso em: 07 mai. 2024.

SOUZA, Mariana Aranha de; SALGADO, Priscila Aparecida Dias; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 35, n. 1, p. 4-25, 2022. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/22479/19816. Acesso em: 08 mai. 2024.

SHAW, Gisele Soares Lemos. Formação interdisciplinar docente no Ensino Superior: uma proposta de avaliação. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 181-210, 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2279/pdf. Acesso em: 06 mai. 2024.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/. Acesso em: 09 mai. 2024.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Publicado
2025-09-17
Como Citar
dos Santos Ferreira, L., Silva Pinto, E., Aparecida de Aguiar Vita, M., Coura-Vital, W., & Fonseca Matos, J. (2025). Benefícios da interdisciplinaridade na formação de professores de Licenciatura em Física: uma percepção dos discentes. Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27007
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##