EDUCAÇÃO EM ZONAS DE CRISE

Confrontando Patologias Sociais através da Resiliência Pedagógica

  • Alexandre Junior de Souza Menezes Universidade de Pernambuco
  • Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão Universidade Federal de Campina Grande
  • Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco
Palavras-chave: práticas pedagógicas adaptativas; identidade territorial; resiliência comunitária; desafios sociais

Resumo

Este estudo investiga a resiliência educacional em contextos de crise,centrando-se em professores das periferias urbanas. A pesquisaexamina como esses educadores ajustam suas práticas pedagógicase desenvolvem sua identidade territorial diante de desafios comoa territorialização e adversidades sociais. Com uma metodologiaqualitativa a análise baseia-se em narrativas (auto)biográficas e diáriosde campo, revelando como os professores moldam a cidadania e aidentidade em ambientes desafiadores. Os achados ilustram a interaçãoentre educação, crise social e resiliência comunitária, enfatizando anecessidade de práticas educacionais adaptativas.

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Biografia do Autor

Alexandre Junior de Souza Menezes, Universidade de Pernambuco
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco, graduação em Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília, mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia e doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente professor Auxiliar no colegiado de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco.
Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, Universidade Federal de Campina Grande
graduado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também concluiu seu mestrado na mesma área. Seu doutorado foi obtido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde realizou um estudo pioneiro sobre radiação solar na Amazônia. Ao longo de sua carreira acadêmica e profissional, atuou como técnico, pesquisador e professor, contribuindo significativamente para a meteorologia no Brasil. Iniciou sua jornada acadêmica como docente na UFPB em 1982 e, após a criação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2002, transferiu-se para essa instituição até se aposentar em 2004. Posteriormente, ingressou na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde foi fundador e primeiro Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira , Universidade Federal do Vale do São Francisco
Pedagoga, Mestra em Desenvolvimento Regional, Doutora em Desenvolvimento sócioambiental pela Universidade Federal do Pará (2005). É Professora Titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVAF), atuando no Mestrado Interdisciplinar Extensão Rural e no Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Atualmente exerce o cargo de Vicereitora da UNIVAF no mandato 2023-2027. Exerceu o cargo de PróReitora de Extensão de 2011 até 2022 da UNIVASF, gerenciando inúmeros projetos de desenvolvimento nas áreas de abrangência da UNIVASF. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na educação do campo, bem como nas áreas de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento territorial.

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Publicado
2025-05-01
Como Citar
de Souza Menezes, A. J., Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, & Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira. (2025). EDUCAÇÃO EM ZONAS DE CRISE: Confrontando Patologias Sociais através da Resiliência Pedagógica. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.27223
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais