DAS DISTORÇÕES SOCIOEDUCATIVAS DO "AUTOINTERESSE" COMO AMOUR DE SOI

análise a partir do Observatório de Patologias Sociais

  • Jovino Pizzi Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: patologias sociais; autointeresse; amour de soi; socioeducação

Resumo

A filosofia classifica o “social” como tema residual. A modernidade tardia deu prioridade à política. A explanação salienta a criação dos Fatores C+T, com o fim de resgatar o significado de “social”. Na linha
socioeducativa, o autointeresse individualista gera “zonas de conflito” entre o individual e o social, pois as decisões estratégicas conferem primazia ao amor a si mesmo. A influência de Rousseau na educação brasileira se reflete como distorções socioeducativas, com déficits na área social e educativa. A alternativa se centra na proposta de um ordenamento político capaz de assegurar o con-viver hospitaleiro, isto é, a con-vivência digna e saudável entre os cidadãos.

Biografia do Autor

Jovino Pizzi, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em filosofia e jornalismo, mestre pela PUCRS, doutorardo na Universidade Jaume I (UJI, Espanha). Na UFPel nos PPGE e PPGFil e coordenador do Observatório Global de Patologias Sociais.

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Publicado
2025-05-01
Como Citar
Pizzi, J. (2025). DAS DISTORÇÕES SOCIOEDUCATIVAS DO "AUTOINTERESSE" COMO AMOUR DE SOI : análise a partir do Observatório de Patologias Sociais. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46846/caduc.vi69.27230
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais

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