Expectativas de professoras acerca do desempenho em produção de textos dos seus alunos: concepções, sentidos e práticas
Resumo
O artigo apresenta resultados da pesquisa que analisou as relações entre as expectativas de professoras acerca do desempenho em produção de textos dos seus alunos e as situações de ensino em sala de aula na rede municipal de Recife. As expectativas permeiam as relações interpessoais e, no campo educacional, vem sendo apontado que há relações entre as expectativas dos professores e os processos de ensino e de aprendizagem. Participaram do estudo três professoras dos anos iniciais, e seus alunos, em 3 diferentes escolas, por meio da observação de situações de ensino de produção de textos, a partir do recurso da videografia, no total de 88 horas de aula videogravadas; e entrevistas semiestruturadas. Na análise de conteúdo e microgenética dos mapas de eventos e recortes de episódios, investigamos o desenvolvimento das atividades de produção de textos e as interações discursivas entre professoras e seus alunos e revelamos concepções, sentidos e expectativas positivas e negativas subjacentes às práticas e que têm implicações na participação, intervenções e desempenho dos alunos. Palavras-chave: Expectativas positivas. Expectativas negativas. Desempenho em produção de textos.
Publicado
2013-09-12
Como Citar
Oliveira, C. M. R. de, & Cruz, F. M. L. (2013). Expectativas de professoras acerca do desempenho em produção de textos dos seus alunos: concepções, sentidos e práticas. Cadernos De Educação, (44). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i44.2741
Edição
Seção
Artigos