O conceito de dispositivo em Contos Infantis (1886)

  • Ademilde Silveira Sartori
  • Antônio Celso Mafra Júnior

Resumo

Com a instituição da República, no Brasil do final do século XIX, inúmeras tentativas foram empreendidas com o intuito de melhorar a Educação no país. Com a abolição da escravocracia e a adoção, pelas elites, de um modelo ancorado nos moldes burgueses, as “modernas metodologias” europeias para o ensino ganharam uma nova roupagem nos trópicos. Nesse contexto, surge a publicação de Contos Infantis, em 1886. Voltada ao público infantil, esta obra passa a pertencer os currículos escolares a partir de abril de 1891. No entanto, uma parte desta obra didática foi traduzida e adaptada a partir de uma publicação literária francesa de meados de 1860, destinada indiretamente ao público infantil. O intuito desta investigação é perceber, no dispositivo de Contos Infantis, outras possibilidades para a interpretação desta obra dentro do campo educativo brasileiro.   PALAVRAS-CHAVE: Educação, Dispositivo, Livro Didático.

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Publicado
2013-09-12
Como Citar
Sartori, A. S., & Mafra Júnior, A. C. (2013). O conceito de dispositivo em Contos Infantis (1886). Cadernos De Educação, (44). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i44.2745
Seção
Artigos

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