PENSAMENTOS (NEO)LIBERAIS
a educação no Fórum da Liberdade do IEE
Resumo
O artigo analisa a forma pela qual os discursos reformistas sobre a área educacional, veiculados em Pensamentos Liberais, uma série de livros produzida a partir do Fórum da Liberdade de Porto Alegre, evento promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), produzem concepções de educação (neo)liberal no Brasil contemporâneo. Apresenta-se uma tentativa de constituir uma cartografia teórico-filosófica do neoliberalismo brasileiro, com destaque para a importância da Escola Austríaca de economia na constituição do IEE, cujo trabalho é reconhecido pela Atlas Network. Discorre-se sobre dois acontecimentos discursivos emergentes da análise documental do arquivo da pesquisa: Teoria do Capital Humano e modelo de financiamento de voucher educacional. Os resultados indicam que os vouchers intensificam desigualdades, precarizam o trabalho docente e mercantilizam a educação, enquanto a formação de capital humano subordina o ensino à lógica do mercado, promovendo um sujeito neoliberal competitivo e autogerenciado. Conclui-se que o neoliberalismo opera como uma racionalidade que reconfigura não apenas políticas educacionais, mas também subjetividades e relações sociais, promovendo uma lógica de aprimoramento performático e competição incessante, disseminada pelo Estado e por instituições privadas na vida cotidiana.Downloads
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