PENSAMENTOS (NEO)LIBERAIS

a educação no Fórum da Liberdade do IEE

  • João Abel Pasini Leandro Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Viviane Klaus Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Neoliberalismo; Instituto de Estudos Empresariais; Teoria do Capital Humano; Voucher educacional.

Resumo

O artigo analisa a forma pela qual os discursos reformistas sobre a área educacional, veiculados em Pensamentos Liberais, uma série de livros produzida a partir do Fórum da Liberdade de Porto Alegre, evento promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), produzem concepções de educação (neo)liberal no Brasil contemporâneo. Apresenta-se uma tentativa de constituir uma cartografia teórico-filosófica do neoliberalismo brasileiro, com destaque para a importância da Escola Austríaca de economia na constituição do IEE, cujo trabalho é reconhecido pela Atlas Network. Discorre-se sobre dois acontecimentos discursivos emergentes da análise documental do arquivo da pesquisa: Teoria do Capital Humano e modelo de financiamento de voucher educacional. Os resultados indicam que os vouchers intensificam desigualdades, precarizam o trabalho docente e mercantilizam a educação, enquanto a formação de capital humano subordina o ensino à lógica do mercado, promovendo um sujeito neoliberal competitivo e autogerenciado. Conclui-se que o neoliberalismo opera como uma racionalidade que reconfigura não apenas políticas educacionais, mas também subjetividades e relações sociais, promovendo uma lógica de aprimoramento performático e competição incessante, disseminada pelo Estado e por instituições privadas na vida cotidiana.

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Biografia do Autor

João Abel Pasini Leandro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutorando em Educação pela UNISINOS. Integrante do Grupo de Pesquisa Vestígios: Contemporaneidade, políticas e gestão da educação que estuda os efeitos da racionalidade neoliberal na área educacional e se ocupa da análise da historicidade de temas contemporâneos no recorte das políticas e da gestão educacional. Atua como professor na Educação Básica. Entre as suas áreas de interesse, destacam-se: políticas educacionais e empresariamento da educação.
Viviane Klaus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutora em Educação pela UFRGS. Professora e pesquisadora no PPG em Educação da UNISINOS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Vestígios: Contemporaneidade, políticas e gestão da educação que estuda os efeitos da racionalidade neoliberal na área educacional e se ocupa da análise da historicidade de temas contemporâneos no recorte das políticas e da gestão educacional. Entre as suas áreas de interesse, destacam-se: políticas, gestão educacional e empresariamento da educação.

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Publicado
2025-04-24
Como Citar
Pasini Leandro, J. A., & Klaus, V. (2025). PENSAMENTOS (NEO)LIBERAIS: a educação no Fórum da Liberdade do IEE. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.27620
Seção
Artigos