Concepções de saberes e práticas de ensino dos professores orientadores de estágio
Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender as concepções de saberes docentes e práticas de ensino entre professores orientadores de estágio. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa. Participaram cinco professores orientadores de estágio de dois cursos de licenciatura em Educação Física, vinculados a universidades públicas do Estado do Ceará. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas narrativas, focadas nas percepções dos saberes e das práticas de ensino. Os dados obtidos foram transcritos, organizados e analisados através do método hermenêutico-dialético de Minayo, dividido em três etapas: a) ordenação dos dados; b) classificação dos dados; e c) análise final. O referencial teórico baseou-se, entre outros, nas obras de Franco, Ghedin, Oliveira e Almeida, Pimenta e Lima e Tardif. A pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) das duas universidades participantes. Os resultados indicam que as concepções de saberes docentes dos professores entrevistados vão além do domínio do conteúdo específico, englobando também atitudes, valores e normas. Ademais, os professores demonstraram uma preocupação em entender as "práticas de ensino" como uma articulação entre teoria e prática, ao invés de uma atividade meramente técnica e descontextualizada. O Estágio Curricular Supervisionado é, portanto, destacado pelos sujeitos da pesquisa como um espaço crucial para a produção de conhecimentos essenciais ao exercício da docência.
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