Trabalho por redes colaborativas

potencializando a interação entre professores de rede municipal de ensino nos Espaços de Aprendizagem na e pela linguagem

Palavras-chave: redes colaborativas, formação docente, espaços de aprendizagem, linguagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito do projeto "Redes Colaborativas de Potencialização de Desenvolvimento: Linguagem, Tecnologia e Diferenças", no contexto de uma rede municipal de ensino, destacando como essas práticas foram implementadas para enfrentar os desafios educacionais impostos pela pandemia de COVID-19. O foco recai sobre o uso de redes colaborativas como uma estratégia central para a formação contínua de professores e para a reconfiguração das práticas de alfabetização e desenvolvimento da linguagem em um contexto de crise. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa-ação, envolvendo a interação entre professores, pesquisadores e outros atores educacionais, a fim de promover práticas pedagógicas adaptadas às novas demandas educacionais. Por meio de encontros formativos e do desenvolvimento de uma Plataforma Digital colaborativa, o projeto incentiva o compartilhamento de experiências pedagógicas, materiais didáticos e atividades interativas, como o jogo Fonodado, voltado ao desenvolvimento da consciência fonológica. O projeto ressalta a importância das redes colaborativas para a inovação pedagógica, a emancipação docente e o fortalecimento da educação inclusiva. Ao promover uma abordagem interativa e multimodal de ensino, as redes colaborativas contribuem para um processo de alfabetização mais equitativo e relevante para o contexto atual.

Biografia do Autor

Isaías dos Santos Ildebrand, UNISINOS

Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada pela Unisinos. Doutorando em Psicologia pela UFRGS. Professor da Educação Básica na Escola de Aplicação Feevale e da Graduação em Tradução e Interpretação em Libras da FURG. Graduação em Educação Especial pela UFSM.

Cátia de Azevedo Fronza, UNISINOS

Doutora em Letras pela PUCRS. Docente do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e do Mestrado Profissional em Gestão Educacional e da Graduação em Letras e Pedagogia da Unisinos.

Patrícia Prates de Quadros Duart, SMEC, Campo Bom/RS

Mestra em Linguística Aplicada pela Unisinos. Graduada em Letras pela Unisinos e em Pedagogia pela UFPEL. Docente da rede pública municipal de ensino – SMEC, Campo Bom/RS.

Ana Patrícia Amorim, SMED, São Leopoldo/RS

Pós-graduada em Violência na Escola Pela FIOCRUZ. Graduada em Letras pela Unisinos. Docente da rede pública municipal de ensino e Coordenadora do Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão – NAPPI – SMED, São Leopoldo/RS.

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Publicado
2025-12-23
Como Citar
Ildebrand, I. dos S., de Azevedo Fronza, C., Prates de Quadros Duart, P., & Patrícia Amorim, A. (2025). Trabalho por redes colaborativas: potencializando a interação entre professores de rede municipal de ensino nos Espaços de Aprendizagem na e pela linguagem. Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27948
Seção
Dossiê Temático: Inovação Pedagógica

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