Trabalho por redes colaborativas
potencializando a interação entre professores de rede municipal de ensino nos Espaços de Aprendizagem na e pela linguagem
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito do projeto "Redes Colaborativas de Potencialização de Desenvolvimento: Linguagem, Tecnologia e Diferenças", no contexto de uma rede municipal de ensino, destacando como essas práticas foram implementadas para enfrentar os desafios educacionais impostos pela pandemia de COVID-19. O foco recai sobre o uso de redes colaborativas como uma estratégia central para a formação contínua de professores e para a reconfiguração das práticas de alfabetização e desenvolvimento da linguagem em um contexto de crise. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa-ação, envolvendo a interação entre professores, pesquisadores e outros atores educacionais, a fim de promover práticas pedagógicas adaptadas às novas demandas educacionais. Por meio de encontros formativos e do desenvolvimento de uma Plataforma Digital colaborativa, o projeto incentiva o compartilhamento de experiências pedagógicas, materiais didáticos e atividades interativas, como o jogo Fonodado, voltado ao desenvolvimento da consciência fonológica. O projeto ressalta a importância das redes colaborativas para a inovação pedagógica, a emancipação docente e o fortalecimento da educação inclusiva. Ao promover uma abordagem interativa e multimodal de ensino, as redes colaborativas contribuem para um processo de alfabetização mais equitativo e relevante para o contexto atual.
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