Inovação Pedagógica e o desafio do pós-pandemia

reflexões baseadas na Pedagogia Problematizadora

Palavras-chave: educação, transformação social, crise pós-pandêmica

Resumo

O artigo aborda a inovação pedagógica no contexto das pedagogias progressistas e problematizadoras, analisando os desafios contemporâneos intensificados pela pandemia de covid-19. O objetivo é refletir sobre como essas práticas podem promover uma educação transformadora e humanizadora, em contraposição às tendências neoliberais redutoras do ensino a uma lógica mercadológica. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico e exploratório, fundamentada em metodologias dialéticas e críticas, conforme Freire, Gamboa e Minayo. O estudo analisa conceitos-chave da educação progressista, como ciclo gnosiológico, diálogo e inédito viável. A discussão enfatiza a necessidade de superar a visão de progresso linear e homogêneo, ligada ao crescimento econômico capitalista e à tecnologia industrial, no privilégio de poucos em detrimento da maioria. Contrapõe-se a isso a Pedagogia Problematizadora e Progressista, valorizando o desenvolvimento social e humanizador, defendendo mudanças educacionais ao promover inclusão e transformação social. Conclui-se que a escolha por uma Pedagogia Problematizadora e Progressista encaminha a inovação pedagógica para a emancipação e a humanização, enquanto modelos conservadores perpetuam desigualdades e opressões.

Biografia do Autor

Álvaro Veiga Júnior, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande, Graduação em Pedagogia pela ULBRA. Professor na EMEF Francisco Caruccio. Áreas de interesse: educação, ensino, pesquisa, metodologia e cultura.

Adriana Lessa Cardoso, Escola Municipal Jeremias Fróes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduação em Pedagogia pela UNINTER e Licenciatura em Geografia pela FURG. Supervisora Pedagógica na EEEM Elizabeth Blaas Romano. Áreas de interesse: educação, gênero, sexualidade, raça, didática e gestão pedagógica).

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Publicado
2025-12-23
Como Citar
Veiga Júnior, Álvaro, & Lessa Cardoso, A. (2025). Inovação Pedagógica e o desafio do pós-pandemia: reflexões baseadas na Pedagogia Problematizadora. Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/28102
Seção
Dossiê Temático: Inovação Pedagógica

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