Inovação Pedagógica e o desafio do pós-pandemia
reflexões baseadas na Pedagogia Problematizadora
Resumo
O artigo aborda a inovação pedagógica no contexto das pedagogias progressistas e problematizadoras, analisando os desafios contemporâneos intensificados pela pandemia de covid-19. O objetivo é refletir sobre como essas práticas podem promover uma educação transformadora e humanizadora, em contraposição às tendências neoliberais redutoras do ensino a uma lógica mercadológica. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico e exploratório, fundamentada em metodologias dialéticas e críticas, conforme Freire, Gamboa e Minayo. O estudo analisa conceitos-chave da educação progressista, como ciclo gnosiológico, diálogo e inédito viável. A discussão enfatiza a necessidade de superar a visão de progresso linear e homogêneo, ligada ao crescimento econômico capitalista e à tecnologia industrial, no privilégio de poucos em detrimento da maioria. Contrapõe-se a isso a Pedagogia Problematizadora e Progressista, valorizando o desenvolvimento social e humanizador, defendendo mudanças educacionais ao promover inclusão e transformação social. Conclui-se que a escolha por uma Pedagogia Problematizadora e Progressista encaminha a inovação pedagógica para a emancipação e a humanização, enquanto modelos conservadores perpetuam desigualdades e opressões.
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