ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR

percepções de discentes sobre a WebQuest como recurso multimidiático de apoio à aprendizagem

  • Alessandra Rodrigues Universidade Federal de Itajubá
  • Cláudia Eliane da Matta Universidade Federal de Itajubá
Palavras-chave: tecnologia educacional; WebQuest; prática pedagógica; educação superior

Resumo

Este estudo analisa as percepções de discentes, de diferentes cursos de uma universidade federal brasileira, sobre a WebQuest como recurso multimidiático de apoio à aprendizagem. Trata-se de um estudo do tipo survey, qualitativo, realizado com 457 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados com auxílio dos softwares MatLab® e Iramuteq. Os resultados revelam que a WebQuest foi percebida como: elemento que contribuiu para a organização dos processos de ensino e de aprendizagem, facilitadora para a compreensão do conteúdo e uma estratégia relevante para promover experiências positivas de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá
Professora Associada na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Doutora e Mestra em Educação. Licenciada em Letras. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei, na linha de pesquisa Educação e Tecnologias. Vice-líder do Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC)
Cláudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá
Professora na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Doutora em engenharia de produção (Unifei), Mestra em engenharia eletrônica e computação (ITA) e especialista em design instrucional (Senac). É integrante do grupo de pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC).

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALVES, Robson Medeiros; LEMOS, Silvana Donadio Vilela (Org.). Web Currículo: Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letras Capital, 2014. p. 22-40.

ASSIS, Maria Paulina de; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Letramento digital no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n 57, p. 1-24, jul./set. 2020. DOI: <https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21359>.Acesso em: 30 jun. 2023.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: Tutorial para uso do software. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição. Disponível em: <http://iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-portugais-22-11-2018>. Acessos em: 13 jul. 2023.

CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovação ou renovação educacional? Dilemas, controvérsias e o futuro da escolarização. In: CAMPOS, Flávio Rodrigues; BLIKSTEIN, Paulo (Org.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 1-11.

CEGARRA, José. Webquest: estrategia constructivista de Aprendizaje basada en internet. Investigación y Postgrado, Caracas, v. 23, n. 1, p. 73-91, abr. 2008. Disponível em: <http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316-00872008000100004&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 12 jun. 2023.

CETIC.BR. Pesquisa TIC-Educação 2020. Disponível em: <https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2020_coletiva_imprensa.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GÓES, Fernanda Garcia Bezerra; SANTOS, Andressa Silva Torres dos; CAMPOS, Brenda Lucas; SILVA, Aline Cerqueira Santos Santana da; SILVA, Liliane Faria da; FANÇA, Luiz Carlos Moraes. Utilização do software IRAMUTEQ em pesquisa de abordagem qualitativa: relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 11, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/64425. Acesso em: 13 jun. 2023.

MAINSGINKI, Fábio Edenei; RESENDE, Luis M. Martins de; PENTEADO, Adriane de Lima. Ulitização da webquest na forma de blog como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 109-119, maio-ago. 2012. DOI: <https://doi.org/10.1590/1983-21172012140207>. Acesso em: 12 jun. 2023.

MARCHAND, Pascal; RATINAUD, Pierre. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: les primaires socialistes pour l’élection présidentielle Française (septembre-octobre 2011). Tèmes Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles, p. 867-699, 2011. Disponível em: <http://lexicometrica.univ-paris3.fr/jadt/jadt2012/Communications/Marchand,%20Pascal%20et%20al.%20-%20L'analyse%20de%20similitude%20appliquee%20aux%20corpus%20textuels.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023.

MARUXO, Harriet Bárbara et al. Webquest e história em quadrinhos na formação de recursos humanos em Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. especial 2, p. 68-74, 2015. DOI: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26959156/>. Acesso em: 12 jun. 2023.

MATTA, Cláudia Eliane da.; RODRIGUES, Alessandra; LIMA, Rodrigo da Silva. Percepções de estudantes e docentes sobre o regime de tratamento excepcional para cursos de Engenharia. Anais COBENGE 2020. Disponível em: <http://abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3280>. Acesso em: 12 jun. 2023.

RODRIGUES, Alessandra. Narrativas digitais, autoria e currículo na formação de professores mediada pelas tecnologias: uma narrativa-tese. 2017. 274 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20196>. Acesso em: 30 jun. 2023.

RODRIGUES, Alessandra. Mídias, efeitos de sentido e práticas de leitura e

escrita: o que nos contam as narrativas digitais? Leitura: Teoria & Prática, Campinas, SP, v. 37, n. 75, p.101-113, 2019. Disponível em: <https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/750>. Acesso em: 28 jun. 2023.

RODRIGUES, Alessandra. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/>. Acesso em: 12 jun. 2023.

RODRIGUES, Irene Raquel Santana; RODRIGUES, Alessandra. La formación inicial del profesorado y las demandas contemporáneas: ¿hay posibilidades de construcción de web currículos? Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, ano 19, v.1, n. 18, p. 94-112, ene./jun. 2023. Disponível em: <https://revistacseducacion.unr.edu.ar/index.php/educacion/article/view/78>. Acesso em: 30 jun. 2023.

ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do Círculo Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 13-36.

SANTOS, Andreia Inamorato dos. Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: UNESCO/CETIC.BR, 2013. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002279/227970por.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2023.

SILVA, Obdália Santana Ferraz da. Entre letramentos e hipertextos: os letramentos e a constituição da autoria na universidade. In: ARAÚJO, Júlio César; DIEB, Messias. (Org.). Letramentos na Web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: UFC, 2009. p. 153-171.

SILVA, Ana Paula; ARAÚJO, Bárbara Carvalho de; SANTANA, Martin Dharlle Oliveira; FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão. Estratégias docentes na transição do ensino presencial para o ensino remoto. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 44, p. 63-72, 2021. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4453>. Acesso em: 17 ago. 2023.

WANG, Yi-Hsuan. Integrating modified WebQuest activities for programming learning. Journal of computer assisted learning, v. 37, n.4, p. 978-993, 2021. DOI: <https://doi.org/10.1111/jcal.12537>. Acesso em: 14 mar. 2024.

ZANETTE, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil. Educar Em Revista, v. 65, 149–166, 2017. DOI: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454>. Aceso em: 12 ago. 2023.

Publicado
2025-04-24
Como Citar
Rodrigues, A., & Eliane da Matta, C. (2025). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR : percepções de discentes sobre a WebQuest como recurso multimidiático de apoio à aprendizagem. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.29069
Seção
Artigos