ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR

percepções de discentes sobre a WebQuest como recurso multimidiático de apoio à aprendizagem

Palavras-chave: tecnologia educacional; WebQuest; prática pedagógica; educação superior

Resumo

Este estudo analisa as percepções de discentes, de diferentes cursos de uma universidade federal brasileira, sobre a WebQuest como recurso multimidiático de apoio à aprendizagem. Trata-se de um estudo do tipo survey, qualitativo, realizado com 457 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados com auxílio dos softwares MatLab® e Iramuteq. Os resultados revelam que a WebQuest foi percebida como: elemento que contribuiu para a organização dos processos de ensino e de aprendizagem, facilitadora para a compreensão do conteúdo e uma estratégia relevante para promover experiências positivas de aprendizagem.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá - Unifei

Professora Associada na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Doutora e Mestra em Educação. Licenciada em Letras. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei, na linha de pesquisa Educação e Tecnologias. Vice-líder do Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC).

Cláudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá - Unifei

Professora na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Doutora em engenharia de produção (Unifei), Mestra em engenharia eletrônica e computação (ITA) e especialista em design instrucional (Senac). É integrante do grupo de pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC).

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Publicado
2025-04-24
Como Citar
Rodrigues, A., & Eliane da Matta, C. (2025). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR : percepções de discentes sobre a WebQuest como recurso multimidiático de apoio à aprendizagem. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46846/caduc.vi69.29069
Seção
Artigos

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