APRESENTAÇÃO

Patologias soiais e interfaces com a educação

  • Patrícia Weiduschadt Universidade Federal de Pelotas
  • Richéle Timm dos Passos da Silva Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Como objetivo principal do grupo de pesquisadores do Observatório Global de Patologias Sociais, originado a partir do Programa CAPES Print/UFPEL, está a discussão das patologias sociais, suas origens e interfaces com as ciências sociais e a saúde, assim como com as áreas da educação e formação docente. A fim de oportunizar a divulgação das ações investigativas, propõe-se o dossiê temático: Patologias Sociais e interfaces com a Educação na Revista Cadernos de Educação da Faculdade de educação e do PPGE da UFPEL. Este dossiê é uma das etapas do compromisso em avançar na publicação de resultados de pesquisas que estão sendo realizadas a partir da inter-relação entre as distintas áreas do conhecimento nos níveis nacional e internacional. Trata-se de reunir textos considerando a noção transversal das patologias sociais e suas interfaces com a educação. Sem dúvidas, o mundo contemporâneo tem sido cada vez mais identificado como terreno fértil para as patologias sociais que geram sofrimentos individuais, e afetam também a convivência social entre as pessoas.A educação, enquanto área imprescindível para a transformação social, pode contribuir para a produção de reflexões que visem a redução das vulnerabilidades individuais e coletivas e na promoção do bem-estar social. Nesse sentido, dossiê pretende expor essa interdependência das áreas ao focar em questões socioeducacionais. Convidamos a todos/as que pesquisam essa temática e compreendem as patologias sociais na sua interface com a educação para enviarem seus textos, construindo, conjuntamente com o PPGE UFPel e o grupo do Observatório Global de Patologias Sociais, um diagnóstico dessa realidade, comprometido para o prognóstico saudável de convivência social e formação educacional.

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Biografia do Autor

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas
Possui doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela UNISINOS (2012). Professora Efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação- Faculdade de Educação e como pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma unidade. É coordenadora do CEIHE-Ufpel (Centro de Estudos e investigações em História da Educação).
Richéle Timm dos Passos da Silva, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2007) mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2023). Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Áreas de interesse: Epistemologia do Conhecimento; História e Filosofia da Ciência; Teorias e Práticas nos/dos modelos pedagógicos formativos. Interculturalidade e internacionalização na educação superior e formação docente
Publicado
2025-05-01
Como Citar
Patrícia Weiduschadt, & Richéle Timm dos Passos da Silva. (2025). APRESENTAÇÃO: Patologias soiais e interfaces com a educação. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.29127
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais

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