O CAPACITISMO EM RELAÇÃO À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DAS PATOLOGIAS SOCIAIS
Palavras-chave:
capacitismo; deficiência; educação; patologia social
Resumo
Estudantes com deficiência são frequentemente desacreditados emsuas habilidades para aprender. Capacitismo tem sido a nomenclaturaatualmente utilizada para se referir a este tipo de preconceito em relaçãoà capacidade dos estudantes com deficiência de serem bem-sucedidosno contexto escolar inclusivo e serem parte integrante da sociedade.Este estudo pretende refletir sobre o capacitismo como uma patologiasocialmente construída, influenciada a partir da forma como pessoascom deficiência são vistas em diferentes configurações sociais aolongo da história. O capacitismo contemporâneo é examinado a partirdas ideias de Axel Honneth que compreende as crenças equivocadas eformas de desrespeito a que certos indivíduos ou grupos sociais estãosubmetidos como patologias que geram sofrimento e impedem a suaqualidade de vida. Possibilidades de enfrentamento do capacitismo naescola são debatidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ARAUJO, Fabiana Zanol; SALLES, Flaviane Lopes Siqueira; CRUZ, Mauricio Barcelos de
Barros; SIQUEIRA, Monica Frigini; BONFAT, Daniela Lima; FARIA, Rayanne Rodrigues
de; CHICON, José Francisco; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva. Capacitismo,
deficiência e educação física: notas sobre uma prática discriminatória e excludente.
Observatório de La Economía Latinoamericana. Curitiba, v. 2, n. 2, p. 01-22, 2024.
BAGLIERI, Susan; SHAPIRO, Arthur. Disability studies and the inclusive classroom. 2.
ed. New York: Routledge, 2017.
BRASIL. [Constituição de 1988]. Constituição da República Federativa do Brasil de
1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: Constituição. Acesso em:
12 jan. 2025.
BRASIL. [Lei 13.146 de 6 de julho de 2015]. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa
com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em:
L13146. Acesso em: 10 jan. 2025.
BIKLEN, Douglas; BURKE, Jamie. Presuming competence. Equity & Excellence in
Education, v. 39, p. 166-175, 2006.
BORGES, Adriana Araújo Pereira; SCHMIDT, Carlo. Desenho Universal para
Aprendizagem — uma abordagem para alunos com autismo em sala de aula. Revista
Teias, v. 22 n. 66, 2021.
BORGES, Adriana Araújo Pereira, CAMARGO, Síglia Pimentel Höher, VALLE, Jan.
(Orgs.) Plano Educacional Individualizado para Alunos com Deficiências. 1. ed. Belo
Horizonte: Editora Ampla, 2024.
CASTILHOS, Eduardo Dicke de; PIZZI, Jovino; D’AVILA, Otavio Pereira. Análise
conceitual: por um significado de patologia social. Dissertatio, v. spl. 13 13, p. 3‐15, 2023.
COSTA, J. D. V.; MENDES, E. G. Fundamentos e pressupostos do Sistema de Suporte
Multicamada: a cada aluno o suporte necessário. In: MENDES, Enicéia Gonçalves
(Org.). Práticas inclusivas inovadoras no contexto da classe comum: dos especialismos
às abordagens universalistas. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia Editora,
2023. p. 64-81. DOI: 10.52695/978-65-5456-043-6.3.
DONVAN, John; ZUCKER, Caren. Outra sintonia: a história do autismo. Tradução de
Luiz A. de Araújo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017
FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; SOBREIRA, Silvia Garcia. Deficiência e capacitismo:
O ensino e a aprendizagem musical a partir de práticas pedagógicas anticapacitistas.
Revista ORFEU, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 2-19, 2023. Disponível em: https://periodicos.
udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23744/16188. Acesso em: 03 jan. 2025.
GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahí de. Estudos da deficiência:
interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete; BÖCK,
Geisa; LOPES, Paula (orgs.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação
social. Curitiba: CRV, 2020. E-book. 248p. p. 17-35. DOI 10.24824/978655868467.
Disponível em: GEISA BOCK - 23941.indd Acesso em: 20 dez. 2024.
GORDON, David (Ed.). Universal Design for Learning: Principles, Framework, and
Practice. 1. ed. Wakefield: CAST Professional Publishing, 2014
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São
Paulo: 34, 2003.
HONNETH, Axel. La sociedad del desprecio. Madrid: Trotta, 2011.
HONNETH, Axel. O direito da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
KRAUSE, Marcus Periks Barbosa; BERNARDES, Anaizy Moreira de Oliveira; ROCHA, Iris
Maria Ribeiro; PITANGA, Carolina Vasconcelos. Cuadernos de Educación y Desarrollo,
Portugal, v. 16, n. 08, p. 01-18, 2024. Disponível em: https://cuadernoseducacion.com/
ojs/index.php/ced/article/view/5081/3820. Acesso em: 18 dez. 2024.
MARCHESAN, Andressa; CARPENEDO, Rejane Fiepke. Capacitismo: entre a
designação e a significação da pessoa com deficiência. Revista Trama, Curitiba, v. 17, n.
40, p. 45-55, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/
view/26199/17003. Acesso em: 27 dez. 2024.
MELO, R. Da teoria à práxis? Axel Honneth e as lutas por reconhecimento na teoria
política contemporânea. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 15, p. 17–36, set. 2014.
MELLO, Anahi Guedes de. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo
ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC.
Ciência saúde coletiva. v. 21, n. 10, p. 3265-3276, 2016. Disponível em: scielo.br/j/csc/a/
J959p5hgv5TYZgWbKvspRtF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 dez. 2024.
MELLO, Anahi Guedes de; NUERNBERG, Adriano Henrique. Gênero e deficiência:
interseções e perspectivas. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 635-
655, 2012. Disponível em: p 635-655 Mello-Nuernberg.pmd. Acesso em: 03 jan. 2025.
MEYER, Anne; ROSE, David; GORDON, David. Universal design for learning: Theory
and practice, Wakefield MA: CAST, 2014
MITCHELL, David. What Really Works in Special and Inclusive Education: Using
Evidence-Based Teaching Strategies. 2. ed. London: Routledge, 2014.
NIEMINEN, Juuso Henrik; PESONEN, Henri Valtteri. Anti-ableist pedagogies in higher
education: A systems aproach. Journal of University Teaching & Learning Practice, 2022,
19(4). https://ro.uow.edu.au/jutlp/vol19/ iss4/08.
OMOTE, Sadao. Estigma no tempo da inclusão. Revista Brasileira de Educação
Especial, Marília, v. 10, n. 3, p. 287-308, 2004.
PAREKH, Gillian. Ableism in education.Rethinking School Practices and Policies. Nova
Iorque: W. W. Norton & Company, 2022.
PICCOLO, Gustavo Martins. Capacitismo: uma categoria útil para a análise
histórica das marginalizações sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais,
São Paulo, v. 39, p. 1-17, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/
dRpVwh6C99VB6kq5yxDjyNv/?lang=pt. Acesso em: 03 jan. 2024.
PIZZI, J.; CENCI, M. S. Glosario de Patologías Sociales. Pelotas. Editora UFPEL,
2021. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7723. Acesso em 24
de fev. de 2025.
RUCHAT, Martine. Entre militance et science: la cause des enfants anormaux à l’Institut
Jean- Jacques Rousseau 1913-1933. Les Sciences de léducation Pour lÈre
nouvelle, v. 35, n.4, p. 63 – 83, 2002.
RUCHAT, Martine. Inventer les arriérés pour créer l’intelligence: L’arriéré scolaire et la
classe spéciale: Histoire d’un concept et d’une innovation psychopédagogique Berna:
Peter Lang, 2003.
SOLOMON, Andrew. Longe da Árvore: Pais, Filhos e a Busca da Identidade. Tradução
de Donaldson M. Garschagen, Luiz A. de Araújo e Pedro Maia Soares. 1. ed. São Paulo:
Companhia das Letras, 2013.
TARVAINEN, Merja. Ableism and the Life Stories of People with Disabilities.
Scandinavian Journal of Disability Research, 2019, v. 21, n.1, p. 291-299. DOI: https://
doi.org/10.16993/sjdr.632. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/58c6/
e29db64f424e8da582c3c9070df92cdc5a40.pdf . Acesso em: 04 jan. 2025.
VALLE, Jan W. incluindo alunos com deficiência intelectual em comunidades de sala
de aula. In: BORGES, A.A.P., PLETSCH M.D. O aluno com deficiência intelectual na
escola. Editora Mercado de Letras: Campinas, 2022.
YELL, M.; BATEMAN, D. F.; SHRINER, J. G. Developing educationally meaningful and
legally sound IEPs. Lanham: Rowman & Littlefield Publishing Group, 2022.
Barros; SIQUEIRA, Monica Frigini; BONFAT, Daniela Lima; FARIA, Rayanne Rodrigues
de; CHICON, José Francisco; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva. Capacitismo,
deficiência e educação física: notas sobre uma prática discriminatória e excludente.
Observatório de La Economía Latinoamericana. Curitiba, v. 2, n. 2, p. 01-22, 2024.
BAGLIERI, Susan; SHAPIRO, Arthur. Disability studies and the inclusive classroom. 2.
ed. New York: Routledge, 2017.
BRASIL. [Constituição de 1988]. Constituição da República Federativa do Brasil de
1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: Constituição. Acesso em:
12 jan. 2025.
BRASIL. [Lei 13.146 de 6 de julho de 2015]. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa
com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em:
L13146. Acesso em: 10 jan. 2025.
BIKLEN, Douglas; BURKE, Jamie. Presuming competence. Equity & Excellence in
Education, v. 39, p. 166-175, 2006.
BORGES, Adriana Araújo Pereira; SCHMIDT, Carlo. Desenho Universal para
Aprendizagem — uma abordagem para alunos com autismo em sala de aula. Revista
Teias, v. 22 n. 66, 2021.
BORGES, Adriana Araújo Pereira, CAMARGO, Síglia Pimentel Höher, VALLE, Jan.
(Orgs.) Plano Educacional Individualizado para Alunos com Deficiências. 1. ed. Belo
Horizonte: Editora Ampla, 2024.
CASTILHOS, Eduardo Dicke de; PIZZI, Jovino; D’AVILA, Otavio Pereira. Análise
conceitual: por um significado de patologia social. Dissertatio, v. spl. 13 13, p. 3‐15, 2023.
COSTA, J. D. V.; MENDES, E. G. Fundamentos e pressupostos do Sistema de Suporte
Multicamada: a cada aluno o suporte necessário. In: MENDES, Enicéia Gonçalves
(Org.). Práticas inclusivas inovadoras no contexto da classe comum: dos especialismos
às abordagens universalistas. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia Editora,
2023. p. 64-81. DOI: 10.52695/978-65-5456-043-6.3.
DONVAN, John; ZUCKER, Caren. Outra sintonia: a história do autismo. Tradução de
Luiz A. de Araújo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017
FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; SOBREIRA, Silvia Garcia. Deficiência e capacitismo:
O ensino e a aprendizagem musical a partir de práticas pedagógicas anticapacitistas.
Revista ORFEU, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 2-19, 2023. Disponível em: https://periodicos.
udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23744/16188. Acesso em: 03 jan. 2025.
GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahí de. Estudos da deficiência:
interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete; BÖCK,
Geisa; LOPES, Paula (orgs.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação
social. Curitiba: CRV, 2020. E-book. 248p. p. 17-35. DOI 10.24824/978655868467.
Disponível em: GEISA BOCK - 23941.indd Acesso em: 20 dez. 2024.
GORDON, David (Ed.). Universal Design for Learning: Principles, Framework, and
Practice. 1. ed. Wakefield: CAST Professional Publishing, 2014
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São
Paulo: 34, 2003.
HONNETH, Axel. La sociedad del desprecio. Madrid: Trotta, 2011.
HONNETH, Axel. O direito da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
KRAUSE, Marcus Periks Barbosa; BERNARDES, Anaizy Moreira de Oliveira; ROCHA, Iris
Maria Ribeiro; PITANGA, Carolina Vasconcelos. Cuadernos de Educación y Desarrollo,
Portugal, v. 16, n. 08, p. 01-18, 2024. Disponível em: https://cuadernoseducacion.com/
ojs/index.php/ced/article/view/5081/3820. Acesso em: 18 dez. 2024.
MARCHESAN, Andressa; CARPENEDO, Rejane Fiepke. Capacitismo: entre a
designação e a significação da pessoa com deficiência. Revista Trama, Curitiba, v. 17, n.
40, p. 45-55, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/
view/26199/17003. Acesso em: 27 dez. 2024.
MELO, R. Da teoria à práxis? Axel Honneth e as lutas por reconhecimento na teoria
política contemporânea. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 15, p. 17–36, set. 2014.
MELLO, Anahi Guedes de. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo
ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC.
Ciência saúde coletiva. v. 21, n. 10, p. 3265-3276, 2016. Disponível em: scielo.br/j/csc/a/
J959p5hgv5TYZgWbKvspRtF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 dez. 2024.
MELLO, Anahi Guedes de; NUERNBERG, Adriano Henrique. Gênero e deficiência:
interseções e perspectivas. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 635-
655, 2012. Disponível em: p 635-655 Mello-Nuernberg.pmd. Acesso em: 03 jan. 2025.
MEYER, Anne; ROSE, David; GORDON, David. Universal design for learning: Theory
and practice, Wakefield MA: CAST, 2014
MITCHELL, David. What Really Works in Special and Inclusive Education: Using
Evidence-Based Teaching Strategies. 2. ed. London: Routledge, 2014.
NIEMINEN, Juuso Henrik; PESONEN, Henri Valtteri. Anti-ableist pedagogies in higher
education: A systems aproach. Journal of University Teaching & Learning Practice, 2022,
19(4). https://ro.uow.edu.au/jutlp/vol19/ iss4/08.
OMOTE, Sadao. Estigma no tempo da inclusão. Revista Brasileira de Educação
Especial, Marília, v. 10, n. 3, p. 287-308, 2004.
PAREKH, Gillian. Ableism in education.Rethinking School Practices and Policies. Nova
Iorque: W. W. Norton & Company, 2022.
PICCOLO, Gustavo Martins. Capacitismo: uma categoria útil para a análise
histórica das marginalizações sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais,
São Paulo, v. 39, p. 1-17, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/
dRpVwh6C99VB6kq5yxDjyNv/?lang=pt. Acesso em: 03 jan. 2024.
PIZZI, J.; CENCI, M. S. Glosario de Patologías Sociales. Pelotas. Editora UFPEL,
2021. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7723. Acesso em 24
de fev. de 2025.
RUCHAT, Martine. Entre militance et science: la cause des enfants anormaux à l’Institut
Jean- Jacques Rousseau 1913-1933. Les Sciences de léducation Pour lÈre
nouvelle, v. 35, n.4, p. 63 – 83, 2002.
RUCHAT, Martine. Inventer les arriérés pour créer l’intelligence: L’arriéré scolaire et la
classe spéciale: Histoire d’un concept et d’une innovation psychopédagogique Berna:
Peter Lang, 2003.
SOLOMON, Andrew. Longe da Árvore: Pais, Filhos e a Busca da Identidade. Tradução
de Donaldson M. Garschagen, Luiz A. de Araújo e Pedro Maia Soares. 1. ed. São Paulo:
Companhia das Letras, 2013.
TARVAINEN, Merja. Ableism and the Life Stories of People with Disabilities.
Scandinavian Journal of Disability Research, 2019, v. 21, n.1, p. 291-299. DOI: https://
doi.org/10.16993/sjdr.632. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/58c6/
e29db64f424e8da582c3c9070df92cdc5a40.pdf . Acesso em: 04 jan. 2025.
VALLE, Jan W. incluindo alunos com deficiência intelectual em comunidades de sala
de aula. In: BORGES, A.A.P., PLETSCH M.D. O aluno com deficiência intelectual na
escola. Editora Mercado de Letras: Campinas, 2022.
YELL, M.; BATEMAN, D. F.; SHRINER, J. G. Developing educationally meaningful and
legally sound IEPs. Lanham: Rowman & Littlefield Publishing Group, 2022.
Publicado
2025-05-02
Como Citar
Síglia Pimentel Höher Camargo, Júlia Victoria Casalinho Pereira, Adriana Araújo Pereira Borges, & Maria Paula Mello. (2025). O CAPACITISMO EM RELAÇÃO À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DAS PATOLOGIAS SOCIAIS. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.29130
Edição
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais