O lugar da inovação pedagógica no ensino superior
desafios e oportunidades
Resumo
Esta investigação aborda a inovação pedagógica no ensino superior. Nas últimas décadas, o aumento do fluxo de estudantes no ensino superior tem criado desafios e alguns problemas de enquadramento no que concerne às tradicionais metodologias de ensino e aprendizagem. O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, em que, a partir de um estudo de caso, utilizando-se da técnica do questionário, se apurou a perspectiva dos participantes, estudantes da Universidade da Madeira. Concluiu-se que a inovação pedagógica, sendo orientada por uma visão transformadora, desencadeou uma mudança dos cenários emergentes de aprendizagem, cujas abordagens pedagógicas enfatizaram a criticidade e a autonomia dos estudantes.
Referências
ALMEIDA, Leandro; GONÇALVES, Susana; RAMOS DO Ó, Jorge; REBOLA, Fernando; SOARES, Sandra; VIEIRA, Flávia. Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Cenários e Caminhos de Transformação. Lisboa: Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Coimbra: Edições 70, 1995.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CARDOSO, Ana Paula. Educação e Inovação. Revista Millenium Problemáticas das Ciências da Educação, ano 2, n. 6, 1997. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium_6.htm.
CHRISTENSEN, Clayton M. O Dilema da Inovação. Coimbra: Atual, 2018.
CHRISTENSEN, Clayton M.; RAYNOR, Michael E.; MCDONALD, Rory. What is disruptive innovation? Harvard Business Review, p. 44–53, 2015. Disponível em: https://hbr.org/2015/12/what-is-disruptive-innovation.
COMISSÃO EUROPEIA. Explicar o quadro europeu de qualificações para a aprendizagem ao longo da vida. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 2008. Disponível em: https://europa.eu/europass/system/files/2020-05/EQF-Archives-PT.pdf.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Recomendação n.º 4/2022 – Participação dos jovens no ensino superior. Diário da República, Portugal, 2.a Série, n.º 124, 29 de junho de 2022. Disponível em: https://www.cnedu.pt.
COUNCIL OF EUROPE. Reference Framework of Competences for Democratic Culture (RFCDC), 2013. Disponível em: https://www.coe.int/en/web/reference-framework-of-competences-for-democratic-culture.
COSTA, José Almeida; MELO, Antonio Sampaio. Dicionário da Língua Portuguesa. 6 ed. Porto: Porto Editora, 1993.
DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação? Educação & Sociedade, n.º 87, v. 25, 2004.
EUROPEAN COMMISSION. Communication from the Commission to the European Parliament: the Council, the European Economic and Social Committee and the Committee of the Regions on A European Strategy for Universities. Disponível em: https://education.ec.europa.eu/document/commission-communication-on-a-european-strategy-for-universities.
FINO, Carlos. Inovação Pedagógica: Significado e Campo de (Investigação). In: MENDONÇA, Alice; BENTO, António V. (Orgs.). Educação em Tempo de Mudança. Caniço: Grafimadeira, 2008. p. 277-287.
FINO, Carlos. Inovação e Invariante (cultural). In: RODRIGUES, Liliana; BRAZÃO, Paulo (Orgs.). Políticas Educativas: discursos e práticas. Caniço: Grafimadeira, 2009. p. 192-209.
FINO, Carlos. Inovação Curricular e Ortodoxia Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n.º 18, p. 13-22, jan./abr. 2016.
FREEMAN, Alex et al. NMC/CoSN Horizon Report: 2017 K–12 Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. S. Paulo: Paz & Terra, 2014.
GUERREIRO, João. Prefácio. In: ALMEIDA, Leandro et al. Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Cenários e caminhos de transformação. Lisboa: A3ES Readings n.16, 2022. Disponível em: https://www.cnedu.pt/content/noticias/nacional/Inovacao_Pedagogica_no_Ensino_Superior_Cenarios_e_Caminhos_de_Transformacao.pdf.
KUHN, Thomas S. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1970.
MACEDO, Eunice; VASCONCELOS, Lurdes; EVANS, Manuela; LACERDA, Manuela; PINTO, Margarida Vaz. Revisitando Paulo Freire: sentidos na educação. Porto: Edições Asa, 2001.
NÓVOA, António. Pedagogia do Encontro. In: ALVES, Maria G. (coord.). Pedagogia no Ensino Superior: A (In) visibilidade do Trabalho Docente. Coleção Forças de Mudança em Educação. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2021. p. 29-48.
PAPERT, Seymour. A família em rede: ultrapassando a barreira digital entre gerações. Lisboa: Relógio d´Água, 1997.
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008.
PEREIRA, Gorete. O Percurso Curricular Alternativo, um desafio à Inovação Pedagógica? Uma abordagem etnográfica aos cenários de aprendizagem de uma turma de 5º ano com proposta de PCA. Tese de Doutoramento – Universidade da Madeira, 2013. Disponível em: http://digituma.uma.pt/handle/10400.13/580.
PEREIRA, Gorete. Os espaços da Matética na Formação de Professores: um olhar para os ambientes emergentes no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica. In: GOUVEIA, Fernanda; PEREIRA, Gorete (Orgs.). Didática e Matética. CIE-Uma, 2016. p. 47-69. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.13/2078.
OCDE. Innovating Education and Educating for Innovation: The Power of Digital Techonologies and Skills. OCDE Publishing, 2016.
OCDE. The future of education and skills: Education 2030: The future we want, 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/education/2030-project/.
OCDE. Review of higher education and innovation: Portugal, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/portugal/oecd-review-of-higher-education-research-and-innovation-portugal-9789264308138-en.htm.
OCDE. How to measure innovation in education? Exploring new approaches in survey development and in using Big Data, 2021. Disponível em: https://www.oecd.org/education/ceri/How-to-measure-innovation-in-education.pdf.
UNESCO. Education Strategy 2014-2021. United Nations Educational, UNESCO, 2014.
UNESCO. Preparing and supporting teachers in the Asia-Pacific to meet the challenges of twenty-first century learning. UNESCO, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246852.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação. UNESCO, 2022.
TOFFLER, Alvin. Choque do futuro. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1998.
YIN, Robert. Case Study Research: Design and Methods. 3. ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2003.
