O lugar da inovação pedagógica no ensino superior

desafios e oportunidades

Palavras-chave: inovação pedagógica, ensino superior, desafios, oportunidades

Resumo

Esta investigação aborda a inovação pedagógica no ensino superior. Nas últimas décadas, o aumento do fluxo de estudantes no ensino superior tem criado desafios e alguns problemas de enquadramento no que concerne às tradicionais metodologias de ensino e aprendizagem. O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, em que, a partir de um estudo de caso, utilizando-se da técnica do questionário, se apurou a perspectiva dos participantes, estudantes da Universidade da Madeira. Concluiu-se que a inovação pedagógica, sendo orientada por uma visão transformadora, desencadeou uma mudança dos cenários emergentes de aprendizagem, cujas abordagens pedagógicas enfatizaram a criticidade e a autonomia dos estudantes.

Biografia do Autor

Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira, Universidade da Madeira, Portugal

É Professora Auxiliar na Universidade da Madeira. Tem um doutoramento (2013) em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira, mestrado (2004) em Ciências da Educação na Área da Supervisão Pedagógica pela Universidade da Madeira, e um curso de Estudos Superiores em Educação Especial (1997) pelo Instituto Politécnico do Porto. Possui também um pós-doutoramento (2021) em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP). É atualmente vice-presidente da Faculdade de Ciências Sociais e coordenadora científica do Departamento de Ciências da Educação. É diretora de curso da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Inovação Pedagógica. É vice-coordenadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa).

Nuno Miguel da Silva Fraga, Universidade da Madeira, Portugal

Doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa). Agregado em Educação pela Universidade da Madeira cujo Relatório da UC versou sobre a Teoria da Administração Educacional e a Lição com o título "A complexidade da escola na globalização". Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Mestre em Educação na Área de Administração Educacional é Professor Auxiliar com Agregação a tempo integral e em regime de dedicação exclusiva na Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira, com afetação às áreas disciplinares de Administração Educacional e Estudos Comparados, sendo o atual diretor dos cursos de 2.º Ciclo (Mestrado) em Ciências da Educação - Administração Educacional e de 1.º Ciclo em Ciências da Educação. Foi, durante seis anos, o Diretor do Centro de Investigação em Educação da UMa (entre março de 2016 e maio de 2022).

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Publicado
2025-12-23
Como Citar
Gonçalves Rocha Pereira, M. G., & da Silva Fraga, N. M. (2025). O lugar da inovação pedagógica no ensino superior: desafios e oportunidades. Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29641
Seção
Dossiê Temático: Inovação Pedagógica

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