A POÉTICA DO INTELECTO: RELAÇÕES ENTRE O IMAGINÁRIO E A TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL

  • Alexandre Vergínio Assunção

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar as possíveis relações entre o imaginário e a tecnologia na formação técnico-profissional. Para tal, apoia-se nos estudos sobre o imaginário e a tecnologia, principalmente com Gaston Bachelard, Gilbert Durand e Abraham Moles. Inicialmente, procura-se esclarecer o sentido dado aqui a formação técnico-profissional. A seguir, o significado das palavras “imagem”, “imaginação”, “imaginário”, “técnica” e “tecnologia”. Depois se descreve o modo como a teoria e a prática da formação/atividade técnico-científica se junta, em nível epistemológico, aos estudos e à problemática do imaginário. Mostra-se que o homem, tanto na arte como na técnica, é um ser essencialmente criador e toda invenção tem sua origem em fontes de produções psíquicas que decorrem das forças imaginárias. Por fim, aponta-se que na poética do intelecto existem relações entre a imaginação e a razão, portanto entre o imaginário e a tecnologia.
Publicado
2014-11-17
Como Citar
Assunção, A. V. (2014). A POÉTICA DO INTELECTO: RELAÇÕES ENTRE O IMAGINÁRIO E A TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL. Cadernos De Educação, (48), 108-123. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i48.4758
Seção
Artigos