Formação profissional e elementos da Nova Ater: um estudo com educandos do curso Técnico em Agropecuária

  • Gustavo Pinto da Silva
  • Cândida Martins Pinto
  • Tatiana Aparecida Balem

Resumo

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) orienta para a formação de um profissional com visão holística, enfoque multidisciplinar e intercultural. O objetivo deste artigo é discutir essa formação no Curso Técnico em Agropecuária, modalidade Integrado do IFFarroupilha – Campus São Vicente do Sul, realizada através de um trabalho integrado de duas disciplinas, nas quais os estudantes desenvolveram uma avaliação da Feira dos agricultores de Cacequi/RS e do consumo de alimentos. A integração de disciplinas, a união entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e a imersão dos educandos na realidade mostraram-se importantes na formação profissional. Isso leva a considerar que espaços nos itinerários formativos para o desenvolvimento desse tipo de atividade são imprescindíveis para o perfil profissional preconizado pela PNATER.
Publicado
2015-10-27
Como Citar
da Silva, G. P., Pinto, C. M., & Balem, T. A. (2015). Formação profissional e elementos da Nova Ater: um estudo com educandos do curso Técnico em Agropecuária. Cadernos De Educação, (51). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i51.6240
Seção
Artigos