A educação formal enquanto estratégia de luta dos povos caiçaras da Península da Juatinga, Paraty/RJ

  • Vanessa Marcondes de Souza
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro

Resumo

Os caiçaras da Península da Juatinga enfrentam conflitos socioambientais decorrentes dos diferentes modos de uso e apropriação do território. Diante do modelo de desenvolvimento estabelecido em Paraty, a educação escolar se tornou necessária como condição objetiva de existência desses povos. Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre a luta pelo território tradicional e o acesso à educação formal. A partir de pesquisa exploratória, realizada por meio de observação e participação em atividades relacionadas aos conflitos territoriais e às questões educacionais, tem-se como resultado preliminar que a luta pela educação desses povos, como parte constitutiva de suas lutas pelo direito de reproduzirem seus modos de vida, está inserida no contexto de resistência e enfrentamento à dominação social e à injustiça ambiental.

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Publicado
2015-10-27
Como Citar
de Souza, V. M., & Loureiro, C. F. B. (2015). A educação formal enquanto estratégia de luta dos povos caiçaras da Península da Juatinga, Paraty/RJ. Cadernos De Educação, (51). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i51.6244
Seção
Artigos