As relações entre o raciocínio lógico-matemático e a construção do conhecimento social: um estudo evolutivo

  • Emilyn Fernanda Pereira de Souza
  • Eliane Giachetto Saravali

Resumo

Fundamentado na teoria piagetiana, o objetivo desse estudo, caracterizado como evolutivo transversal, consistiu em investigar como se formam e evoluem as ideias de crianças e adolescentes a respeito do não aprender, bem como verificar as relações entre os níveis de compreensão da realidade social e o desenvolvimento cognitivo. Participaram 40 escolares, entre seis e 16 anos, submetidos a quatro instrumentos metodológicos: análise de uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem e três provas operatórias (conservação da substância, peso e volume). Os resultados indicaram que os sujeitos possuem ideias muito simples em relação a questões envolvendo a aprendizagem e a não aprendizagem. Nossos dados evidenciaram também uma correlação significativa entre os níveis de compreensão da realidade social e o desenvolvimento cognitivo.
Publicado
2016-08-14
Como Citar
de Souza, E. F. P., & Saravali, E. G. (2016). As relações entre o raciocínio lógico-matemático e a construção do conhecimento social: um estudo evolutivo. Cadernos De Educação, (53). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i53.9155
Seção
Artigos