Saúde mental, fatores de risco e de proteção na voz de estudantes adolescentes

Palavras-chave: Adolescente, Saúde Mental, Comportamento do Adolescente, Violência, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção, os fatores de risco e de proteção associados à saúde mental de estudantes adolescentes. Método: pesquisa qualitativa, participativa, mediada pelo Método Criativo Sensível por meio da ‘Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade Corpo Saber’. A produção de dados ocorreu em 2022, com 10 adolescentes de uma escola pública no Sul do Brasil. Resultados: na percepção dos adolescentes, a saúde mental relaciona-se a sentimentos negativos, relacionamentos interpessoais conflituosos, violência e bullying. Como proteção, utilizam estratégias de alívio emocional, como convívio social, amizades, namoros, atividades de lazer e uso de drogas lícitas ou ilícitas. Conclusões: na percepção dos estudantes, estão expostos a problemas de saúde mental, destacando o uso de substâncias psicoativas e a lesão autoprovocada como fatores de risco o uso de substâncias psicoativas e a lesão autoprovocada. Em contrapartida, enaltecem como fatores de proteção as relações afetivas e sociais e em sua totalidade.

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Biografia do Autor

Juliana Portela de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade da Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões – RS. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES 2023/2024. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9431717450923962
Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões – RS.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/5054903220250339
Lairany Monteiro dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade da Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões – RS. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES 2023/2024. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2814209844885234
Tífani de Vargas Bueno, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Enfermeira. Especialista em Saúde Pública e em Gestão Hospitalar. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade da Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões – RS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7674989278550623
Juliana Traczinski, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões – RS. Bolsista de Iniciação Científica FIPE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6264620615533649
Keity Laís Siepmann Soccol, Universidade Franciscana (UFN)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Odontologia da e do Programa Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) Santa Maria – RS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8288461290333674
Carla Lizandra de Lima Ferreira, Universidade Franciscana (UFN)
Enfermeira. Doutora em Ciências. Coordenadora do Curso de Enfermagem e Professora Assistente da Universidade Franciscana (UFN) Santa Maria – RS. Professora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) Santa Maria – RS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3319122315612276
Rosiane Filipin Rangel, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Enfermeira. Especialista em neonatologia. Mestre e Doutora em Enfermagem. Professora adjunta A, do Departamento de Enfermagem Hospitalar na Rede de Atenção à Saúde (DEHRAS), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0970332683824216

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Publicado
2025-03-07
Como Citar
1.
Oliveira JP de, Silveira A da, Santos LM dos, Bueno T de V, Traczinski J, Soccol KLS, Ferreira CL de L, Rangel RF. Saúde mental, fatores de risco e de proteção na voz de estudantes adolescentes . J. nurs. health. [Internet]. 7º de março de 2025 [citado 10º de março de 2025];15(1):e1526983. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/26983
Seção
Artigos Originais/ Original Articles