A TEORIA DA EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE JÜRGEN HABERMAS
ENTRE O AUFKLÄRUNG E O GRAND HOTEL ABRUNDG
Marcelo Lira Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Palavras-chave:
Jürgen Habermas, Aufklärung, Grand Hotel Abrundg
Resumo
Talvez, um dos grandes méritos de Habermas tenha sido o de recolocar em pauta o significado e o sentido do projeto de modernidade para o Ocidente e como se desdobra no mundo contemporâneo. Entender-se-á que tal projeto diz respeito a um tipo particular de concepção e visão de mundo, posto pela intelectualidade orgânica das novas classes dominantes, que tiveram como marco teórico-prático, bem como sociocultural e ético-político, o processo constitutivo do Renascimento. Tratara-se de uma nova visão de mundo que elegia como centro das relações humanas e seu desenvolvimento, o humanismo. Pode-se dizer que tal processo desdobrou-se na Ilustração, a partir do qual se forjara o reino da razão e a possibilidade de constituição de um projeto humanista de emancipação, essencialmente, fundamentado na ciência, a partir do qual a humanidade alcançaria a maioridade autônoma. No entanto, tais processos só encontraram sua concretude objetivo-material e subjetivo-espiritual nos processos constitutivos que forjaram as Revoluções Burguesas dos séculos XVIII e XIX. Assim, a cultura social nascente determinou-se em elogio ao mundo dos homens e, portanto, na capacidade humana em dar respostas racionais as suas mais variadas necessidades, inclusive e fundamentalmente a necessidade imperiosa da emancipação.
Biografia do Autor
Marcelo Lira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Cientista Social e Filósofo. Mestre em Sociologia. Doutor em Ciencias Sociais. Pós-Doutor em História. Professor nos Cursos de Ciências Sociais e Relações Internacionais na UNESP, de 2010 a 2014. Professor Efetivo de Sociogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia, desde abril de 2014.
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