INRC - Lidas campeiras na região de Bagé/RS
inventário dos ofícios e modos de fazer da pecuária no pampa
Resumo
De acordo com a política de preservação da diversidade étnica e cultural do país, o Inventário Nacional de Referências Culturais – Lidas Campeiras na Região de Bagé/RS visa documentar, produzir conhecimento e reconhecer os ofícios e modos de fazer da pecuária como referência na estruturação dos modos de vida no Pampa. A metodologia do IPHAN objetiva à realização de levantamento preliminar de dados bibliográficos e etnográficos sobre as relações sociais entre homens, animais e utensílios envolvidos na criação de bovinos, equinos e ovinos dessa região.Downloads
Referências
CESAR, G. O Conde de Piratini e a Estância da Música. Administração de um latifúndio rio-grandense em 1832. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, Instituto Estadual do Livro. Universidade de Caxias do sul, 1978.
CURI, Alcides B. Hacendados, tierras y fronteras em la provincia de Buenos Aires (1810-1852). s/d DE NIGRIS, Paola. El Uruguay del 900.
FREIRE, Beatriz Muniz. O Inventário e o Registro do Patrimônio Imaterial: novos instrumentos de preservação. In: Cadernos do LEPAARQ. Textos de Arqueologia, Antropologia e Patrimônio. Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, vol. II, n. 3, p.11-19, 2005.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. In: Horizontes Antropológicos / UFRGS. Ano 10, n. 22. Porto Alegre: PPGAS, 2004.
HARTMANN, Luciana. Gesto, Palavra e Memória. Performances narrativas de contadores de causos. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.
KOSBY, Marília Floôr; RIETH, Flávia et al. INRC –Bagé/RS: Inventário do sistema da pecuária no sul do Rio Grande do Sul. Anais da IX Reunião de Antropologia do MERCOSUL, GT "Famílias, Afetos e Patrimônio”. Curitiba,2011.
LEAL, Ondina Fachel. The gaúchos: male culture and identity in the Pampas. Berkeley: University of California, 1989.
LEAL, Ondina Fachel. Do etnografado ao etnografável: “O Sul” como área cultural. In: Horizontes Antropológicos. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ano 3, n. 7, p. XXX, nov. de 1997.
LEAL, Ondina Fachel. O mito da Salamandra do Jarau: a constituição do sujeito masculino na cultura gaúcha. Revista Psiquiatria. RS, 14 (1): 8-11, jan/abr, 1992.
LEAL, Ondina Fachel. Honra, morte e masculinidade na cultura gaúcha. Cadernos de Antropologia PPGAS-UFRGS, n. 6, 1992.
LEMIESZEK, Cláudio de Leão. Entrevista concedida à equipe do Inventário Nacional de Referências Culturais. Bagé, 16 de fevereiro de 2012.
MOREIRA, Igor. O espaço rio-grandense. São Paulo: João Guizzo Editor, 1999.
NAHUM, Benjamin. La estancia alambrada. In: Enciclopedia Uruguaya. Montevideo: Editores Reunidos, n.24, 1968.
PALMISANO, Tomás. El campo de la modernización. Buenos Aires, s/d. SALVATORE, Ricardo. Reclutamiento militar, disciplinamiento y proletarización en la era de Rosas. Boletín del Instituto de Historia Argentina y Americana “Dr. E. Ravignani”. Tercera Serie, n. 5, 1992.
SILVA, Cristiano lemes; PEREIRA, Fabíola Mattos; VERGARA, Camile. Signos, práticas e representações: um estudo antropológico sobre a reprodução da cultura gaúcha em uma escola agrícola de Pelotas/RS. Anais do XX congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2011.
UNESCO. Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, 17 de outubro de 2003.
VAZ MATTOS, Eron. Entrevista concedida à equipe do INRC–Lidas campeiras na região de Bagé/RS, na cidade de Bagé/RS, no dia 17 de setembro de 2011.
VICENTE, Magda de Abreu. O Patronato Agrícola Visconde da Graça em Pelotas/RS (1923-1934): gênese e práticas educativas. Dissertação, 2010.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
Copyright (c) 2013 Perspectivas Sociais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____