UMA NOVA PERSPECTIVA DA VIRILIDADE A PARTIR DO ESPORTE BRASILEIRO
Resumo
Este artigo parte da trajetória dos estudos sociológicos sobre a virilidade, em que o esporte sempre esteve atrelado ao valor dado ao masculino. Desde as sociedades antigas até os dias atuais, a ressignificação do que é viril passa pelo esporte. Este artigo busca identificar uma linha para a leitura do masculino a partir do futebol brasileiro. Leva-se em consideração o trabalho de autoras influentes, que criaram as bases das teorias de gênero moderno, e destaca-se a compreensão do gênero como uma construção social, cultural e, acima de tudo, refletida pelo contexto em que o indivíduo está inserido. Com essa leitura do passado, em busca de respostas para o presente, e para o futuro, este artigo quer encontrar caminhos para uma perspectiva do viril e do masculino brasileiro. É feita nesse processo uma articulação entre os conceitos de virilidade e futebol brasileiro, de forma a calçar um caminho para leituras futuras sobre a intersecção destes assuntos.Downloads
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____