UMA NOVA PERSPECTIVA DA VIRILIDADE A PARTIR DO ESPORTE BRASILEIRO
Palavras-chave:
Virilidade, Comunicação, Modernidade, Sociologia do esporte
Resumo
Este artigo parte da trajetória dos estudos sociológicos sobre a virilidade, em que o esporte sempre esteve atrelado ao valor dado ao masculino. Desde as sociedades antigas até os dias atuais, a ressignificação do que é viril passa pelo esporte. Este artigo busca identificar uma linha para a leitura do masculino a partir do futebol brasileiro. Leva-se em consideração o trabalho de autoras influentes, que criaram as bases das teorias de gênero moderno, e destaca-se a compreensão do gênero como uma construção social, cultural e, acima de tudo, refletida pelo contexto em que o indivíduo está inserido. Com essa leitura do passado, em busca de respostas para o presente, e para o futuro, este artigo quer encontrar caminhos para uma perspectiva do viril e do masculino brasileiro. É feita nesse processo uma articulação entre os conceitos de virilidade e futebol brasileiro, de forma a calçar um caminho para leituras futuras sobre a intersecção destes assuntos.
Publicado
2021-11-29
Como Citar
Bresque, G. A. (2021). UMA NOVA PERSPECTIVA DA VIRILIDADE A PARTIR DO ESPORTE BRASILEIRO. Perspectivas Sociais, 7(01). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/21622
Seção
Artigos
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.