PERCURSO ETNOGRÁFICO

ENVELHECER ATIVAMENTE EM UMA REDE DE SOLIDARIEDADE PARA IDOSAS APOSENTADAS EM PELOTAS/RS

  • Luana Costa Bidigaray Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Percurso etnográfico, Idosas aposentadas, Envelhecimento ativo

Resumo

Este artigo constitui parte de um estudo sociológico de caráter empírico, realizado em 2018, cuja versão integral foi defendida em uma banca de mestrado em 2019, e que foi desenvolvido com idosas aposentadas que frequentam uma associação para pensionistas e aposentados na cidade de Pelotas. Neste exercício sociológico problematizou-se a noção de envelhecimento ativo, a fim de verificar se as idosas participantes dessa associação experienciam uma terceira idade mais ativa e saudável. A pesquisa busca compreender, de forma sistematizada, como se construiu o estudo etnográfico a partir de suas técnicas, demonstrando como elas foram eficazes para a realização da pesquisa no espaço em foco, uma vez que a realidade dos fatos, dos fenômenos e vivências ali observadas são pontos essenciais para construir, refletir e problematizar o percurso etnográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Costa Bidigaray, Universidade Federal de Pelotas
Bacharel em Direito. Mestre em Sociologia. Estudante de Doutorado em Sociologia. Bolsista de Pesquisa CAPES no Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFPel.
Publicado
2021-11-29
Como Citar
Bidigaray, L. C. (2021). PERCURSO ETNOGRÁFICO: ENVELHECER ATIVAMENTE EM UMA REDE DE SOLIDARIEDADE PARA IDOSAS APOSENTADAS EM PELOTAS/RS. Perspectivas Sociais, 7(01). https://doi.org/10.15210/rps.v7i01.21919