DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E EDUCOMUNICAÇÃO
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Base nacional comum curricular, Ensino de história, Educomunicação
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade colaborar com o ensino de História, agregando às propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que firmou as competências e princípios norteadores do ensino de História, outro olhar advindo da Educomunicação para o desenvolvimento em sala de aula das competências curriculares do componente de História. Desde a apresentação de sua primeira versão, em outubro de 2015, a BNCC gerou polêmicas e debates entre os agentes educadores brasileiros. Em 2017, após consultas públicas e inúmeras contribuições de diversos setores da educação, sua terceira e última versão foi homologada, firmando um compromisso interfederativo para garantir as aprendizagens, conhecimentos e competências básicas que são direito de todos os estudantes. Apesar da construção da base ter chegado a consenso, suas formas de implementação real nas salas de aula ainda geram dúvidas. A Educomunicação, campo de intervenções interdisciplinares, traz em seus princípios reflexões e propostas de ações que podem colaborar muito com o Ensino de História nas salas de aula no processo de formação de sujeitos históricos, críticos e ativos sobre sua realidade e em contato e comunicação com o passado histórico. Partindo de uma leitura e análise crítica do documento da BNCC, leituras e fichamentos de artigos sobre Educomunicação, esperamos ao final do trabalho ter ampliado os conhecimentos acerca da Educomunicação e encontrado contribuições que auxiliem os professores de História em sua jornada de análise, prática e reflexão sobre o ensino de História.
Publicado
2021-11-29
Como Citar
Ferraz, A., & Cavalcanti, C. (2021). DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E EDUCOMUNICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Perspectivas Sociais, 7(01). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/22037
Seção
Artigos
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