DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E EDUCOMUNICAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

  • Abigail Ferraz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cristina Cavalcanti Unilasalle
Palavras-chave: Base nacional comum curricular, Ensino de história, Educomunicação

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade colaborar com o ensino de História, agregando às propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que firmou as competências e princípios norteadores do ensino de História, outro olhar advindo da Educomunicação para o desenvolvimento em sala de aula das competências curriculares do componente de História. Desde a apresentação de sua primeira versão, em outubro de 2015, a BNCC gerou polêmicas e debates entre os agentes educadores brasileiros. Em 2017, após consultas públicas e inúmeras contribuições de diversos setores da educação, sua terceira e última versão foi homologada, firmando um compromisso interfederativo para garantir as aprendizagens, conhecimentos e competências básicas que são direito de todos os estudantes. Apesar da construção da base ter chegado a consenso, suas formas de implementação real nas salas de aula ainda geram dúvidas. A Educomunicação, campo de intervenções interdisciplinares, traz em seus princípios reflexões e propostas de ações que podem colaborar muito com o Ensino de História nas salas de aula no processo de formação de sujeitos históricos, críticos e ativos sobre sua realidade e em contato e comunicação com o passado histórico. Partindo de uma leitura e análise crítica do documento da BNCC, leituras e fichamentos de artigos sobre Educomunicação, esperamos ao final do trabalho ter ampliado os conhecimentos acerca da Educomunicação e encontrado contribuições que auxiliem os professores de História em sua jornada de análise, prática e reflexão sobre o ensino de História.

Biografia do Autor

Abigail Ferraz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Cristina Cavalcanti, Unilasalle
Mestre em Educação pela Unilasalle.
Publicado
2021-11-29
Como Citar
Ferraz, A., & Cavalcanti, C. (2021). DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E EDUCOMUNICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Perspectivas Sociais, 7(01). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/22037