A psicologia para além das grades: reflexões sobre o trabalho em uma unidade de internação socioeducativa

  • Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior UFSM
Palavras-chave: Adolescentes. Medidas Socioeducativas. Ressignificação.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de estágio em uma unidade de internação para menores em situação de conflito com a lei, da cidade de Teresina/PI.  O trabalho teve como objetivo compreender quais as competências e habilidades é necessário para atuação da prática profissional da Psicologia em medidas socioeducativas em unidades de internação. A metodologia utilizada nesse projeto foram oficinas grupais sobre os mais diversos temas. A partir destes encontros, foram debatidas questões como direitos humanos, percepções de si e da sociedade, bem como projetos futuros. Conclui-se que os adolescentes participantes destas experiência apresentaram situações externas, como a família e sociedade, que influenciam seus comportamentos bem como suas visões de mundo e motivações para perspectivas futuras. A partir de então, é preciso pensar em um fazer psicológico que permita a ressignificação de experiências, trazendo novamente o protagonismo a quem é de direito.

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior, UFSM
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela UFSM
Publicado
2022-07-26