D’A SERIEDADE HUMANA DE BRINCAR À IMAGINAÇÃO DO ATOR EM FORMAÇÃO
CONSIDERAÇÕES ANTROPOLÓGICAS SOBRE JOGO E CORPO EM UMA ESCOLA DE TEATRO EM NITERÓI (RJ)
Palavras-chave:
Etnografia, Teatro, Jogar, Corpo
Resumo
Com base na díade “trabalho-lazer”, eixo amplamente verificável no interior do universo teatral, dou ênfase à rotina dos jogos e brincadeiras, assim como suas funcionalidades pedagógicas para o ator em formação. Resultado de uma experiência etnográfica de um ano, iniciada em uma escola de teatro de Niterói (RJ) em fevereiro de 2021 e encerrado em fevereiro de 2022, este estudo busca rascunhar algumas considerações antropológicas sumárias sobre os vetores do jogo, da imaginação e do corpo dentro da arena teatral. Algumas categorias nativas (como, não ter medo de se expor ao ridículo e travado) se juntam à ambientação da sala de aula e à obrigatoriedade por um “uniforme” escolar preto fornecendo o lócus privilegiado para se observar que tipo de corpo se está formando nesses espaços, um corpo apto à imaginação.
Publicado
2022-07-26
Como Citar
Medeiros, J. P. de O. (2022). D’A SERIEDADE HUMANA DE BRINCAR À IMAGINAÇÃO DO ATOR EM FORMAÇÃO: CONSIDERAÇÕES ANTROPOLÓGICAS SOBRE JOGO E CORPO EM UMA ESCOLA DE TEATRO EM NITERÓI (RJ). Perspectivas Sociais, 8(01). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/22551
Seção
Artigos
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