OS GUATÓ E A HISTÓRIA NÃO CONTADA

REFLEXÕES SOBRE QUESTÃO SOCIAL, RACISMO, TRANSFERÊNCIA DE RENDA E DIREITO INDIGENISTA

Palavras-chave: Guató, Questão social, Transferência de renda, Direitos

Resumo

O presente artigo buscar apresentar da etnia Guató do Estado de Mato Grosso, traz seu histórico de resistência e luta por uma vida digna.  Trata-se de uma analise que busca enfatizar a história indígena, sua luta por direitos e também a história da transferência de renda no Brasil, em interface com a questão social brasileira, destacando que a questão social pertence a todos os momentos da história do Brasil, seja no Brasil-Colônia ou na atualidade. O artigo constituiu-se, fundamentalmente das referências trazidas nas aulas do curso de mestrado na disciplina Trabalho e Questão Social, que exigiu uma leitura completa da tese A Formação Histórica da Questão Social no Brasil e sua vinculação com o Serviço Social de Ivone Maria Ferreira da Silva, do texto do Octavio Ianni A Questão Social e o livro de Silvio de Almeida Racismo Estrutural. E outras bibliografias.

Biografia do Autor

Jane Regina Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso
Formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Mestranda em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. Indígena Guató e vice-presidente da COORIGUA - Coordenação Indígena Guató de Mato Grosso.
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Oliveira, J. R. (2022). OS GUATÓ E A HISTÓRIA NÃO CONTADA: REFLEXÕES SOBRE QUESTÃO SOCIAL, RACISMO, TRANSFERÊNCIA DE RENDA E DIREITO INDIGENISTA. Perspectivas Sociais, 8(02). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/22578