ENTREGADORES CANTANDO DE GALO
NEOLIBERALISMO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E RESISTÊNCIA NO CONTEXTO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Neoliberalismo, Precarização do Trabalho, Entregadores, Paulo Galo.
Resumo
O artigo apresenta uma discussão sobre o avanço do neoliberalismo no contexto brasileiro e como este processo interfere no campo trabalhista. Compreendendo a ideologia neoliberal enquanto uma racionalidade (DARDOT, LAVAL, 2016) que atravessa diversas esferas da vida social, entre elas a construção do Estado, o qual se apresenta enquanto Estado-empresa, e a própria formação do indivíduo neoliberal, sujeito à constante competição. Nesta composição social temos a categoria dos entregadores por aplicativos que foram atingidos por processos de precarização do trabalho potencializados pela pandemia de Covid-19. Nessa conjuntura, há movimentos de resistência apresentados pela categoria, movimentos que se apresentaram nas ruas, como o Breque dos Apps, e também ocuparam pautas no campo midiático, espaço no qual se destacou Paulo Roberto da Silva Lima (Galo). Desta forma, tendo como recorte a presença midiática de Paulo Galo, recorreremos à Análise do Discurso como metodologia na compreensão das disputas ideológicas apresentadas.
Publicado
2022-07-26
Como Citar
Barbosa, B. G. (2022). ENTREGADORES CANTANDO DE GALO: NEOLIBERALISMO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E RESISTÊNCIA NO CONTEXTO BRASILEIRO. Perspectivas Sociais, 8(01). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/22580
Seção
Artigos
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.