IMPACTO DA POLÍTICA DE SAÚDE NA OFERTA DE LEITOS DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO ANTES E DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19

Palavras-chave: Covid-19, Número de leitos em hospital, Sistema único de saúde, Unidade de terapia intensiva

Resumo

Os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são recursos de alta complexidade e elevado custo, organizados através de centrais de regulação, que funcionam ininterruptamente, com objetivo de regular os leitos hospitalares dos estabelecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), otimizando e garantindo assim o acesso dos usuários em tempo hábil e sua recuperação. O objetivo desta pesquisa é analisar a oferta e o tempo de regulação de leitos de UTI adulto disponíveis nos hospitais do SUS capixaba no período de agosto de 2019 a agosto de 2021, e o impacto que as políticas públicas tiveram diante dessa demanda. Trata-se de uma pesquisa observacional, retrospectiva e documental, utilizando os dados do Cadastro Nacional de Estabelecimento em Saúde (CNES), da Central de Regulação de Leitos do Espírito Santo e de documentos sobre as políticas públicas relacionadas à gestão de leitos de UTI publicados nos sites do governo federal e na secretaria estadual. Espera-se que o levantamento das políticas públicas existentes sobre a gestão de leitos, somada aos dados obtidos no período do estudo sobre a disponibilidades de leitos de UTI, permita traçar o impacto das políticas públicas adotadas neste período e o reflexo na oferta de leitos de UTI no SUS.

Biografia do Autor

Marcio Drumond Pozzatti, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Especialista em Acupuntura pela Faculdade São Judas Tadeu (FSJT). Especialista em Fisioterapia em Pediatria Funcional pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ). Graduado em Fisioterapia pela Universidade Vila Velha (UVV).
Roberta Ribeiro Batista Barbosa, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Doutora em Pediatria e Saúde da Criança pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Medicina da Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Universidade de São Paulo (FMUSP). Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Vila Velha (UVV). Docente do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e do curso de graduação em Fisioterapia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).
Publicado
2022-12-28