Impacto da política de saúde na oferta de leitos de unidade de terapia intensiva adulto na rede pública estadual do Espírito Santo antes e durante a pandemia por Covid-19

Palavras-chave: Covid-19, Número de leitos em hospital, Sistema único de saúde, Unidade de terapia intensiva

Resumo

Os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são recursos de alta complexidade e elevado custo, organizados através de centrais de regulação, que funcionam ininterruptamente, com objetivo de regular os leitos hospitalares dos estabelecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), otimizando e garantindo assim o acesso dos usuários em tempo hábil e sua recuperação. O objetivo desta pesquisa é analisar a oferta e o tempo de regulação de leitos de UTI adulto disponíveis nos hospitais do SUS capixaba no período de agosto de 2019 a agosto de 2021, e o impacto que as políticas públicas tiveram diante dessa demanda. Trata-se de uma pesquisa observacional, retrospectiva e documental, utilizando os dados do Cadastro Nacional de Estabelecimento em Saúde (CNES), da Central de Regulação de Leitos do Espírito Santo e de documentos sobre as políticas públicas relacionadas à gestão de leitos de UTI publicados nos sites do governo federal e na secretaria estadual. Espera-se que o levantamento das políticas públicas existentes sobre a gestão de leitos, somada aos dados obtidos no período do estudo sobre a disponibilidades de leitos de UTI, permita traçar o impacto das políticas públicas adotadas neste período e o reflexo na oferta de leitos de UTI no SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Drumond Pozzatti, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Especialista em Acupuntura pela Faculdade São Judas Tadeu (FSJT). Especialista em Fisioterapia em Pediatria Funcional pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ). Graduado em Fisioterapia pela Universidade Vila Velha (UVV).

Roberta Ribeiro Batista Barbosa, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Doutora em Pediatria e Saúde da Criança pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Medicina da Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Universidade de São Paulo (FMUSP). Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Vila Velha (UVV). Docente do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e do curso de graduação em Fisioterapia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

Referências

AQUINO, Estela M.L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, p. 2423–2446, 1 jun. 2020.

BRASIL. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Portaria nº 3.390/GM de 30 de dezembro de 2013.

BRASIL. Portaria nº 1.631/GM de 01 de outubro de 2015.

BRASIL. Portaria de Consolidação nº 02, de 28 de setembro de 2017.

BRASIL. Resolução nº 07/GM de 24 de fevereiro de 2010.

BRASIL. Recomendação nº 26 de 22 de abril de 2020.

ESPÍRITO SANTO. Coronavírus - Boletim Epidemiológico.

ESPÍRITO SANTO. Portaria 072-R de 30 de abril de 2020.

FAVARIN, Simone Spiazzi; CAMPONOGARA, Silviamar. Vista do Perfil dos pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto de um hospital universitário.

JUNIOR, Dorival; CABRAL, Lucas. Ações do Governo Federal no combate à coronacrise: limites, insuficiências e escassos acertos. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, p. 1 – 22, 2020.

JUNIOR, Eduardo Brandão Lima et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Caderno da Fucamp, p. 36–51, 2021.

FERRAZ, Adalto; CARREIRO, Mônica. Reflexão Teórica sobre a Regulação de Leitos de Terapia Intensiva em um Município do Rio de Janeiro. Revista Pró-UniverSUS. 2018 jan./jun.; 09 (1): 76-80, 2018.

KIEKKAS, Panagiotis et al. Delayed Admission to the Intensive Care Unit and Mortality of Critically Ill Adults: Systematic Review and Meta-analysis. 2022.

OTTO, Guido Luis Gomes et al. Análise de óbitos na lista de espera da central de regulação de leitos de UTI na macrorregião de Maringá- PR. Enciclopédia Biosfera - Goiânia, v.9, n.17; p. 2901 - 2912, 2013.

PAULETTI, Marzelí et al. Perfil epidemiológico dos pacientes internados em um Centro de Terapia Intensiva.

RAFAEL, Ricardo De Mattos Russo et al. Epidemiologia, políticas públicas e pandemia de Covid-19: o que esperar no Brasil. Revista Enfermagem UERJ, v. 28, p. e49570, 2 abr. 2020.

REIS, Morgana M.R. Avaliação do tempo de internação em cirurgia cardíaca: uma contribuição para a regulação de leitos hospitalares. 2018. Tese (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Espírito Santo – Espírito Santo, 2018.

TEBALA, Giovanni D. et al. Emergency surgery admissions and the COVID19 pandemic: did the first wave really change our practice? Results of an ACOI/WSES international retrospective cohort audit on 6263 patients. World Journal of Emergency Surgery : WJES, v. 17, n. 1, p. 8, 1 dez. 2022.

Publicado
2022-12-28
Como Citar
Pozzatti, M. D., & Barbosa, R. R. B. (2022). Impacto da política de saúde na oferta de leitos de unidade de terapia intensiva adulto na rede pública estadual do Espírito Santo antes e durante a pandemia por Covid-19. Perspectivas Sociais, 8(02), 56-74. https://doi.org/10.15210/rps.v8i02.22603