O ESPAÇO POTENCIAL É UM ESPAÇO SOCIAL

DIÁLOGOS ENTRE WINNICOTT E BOURDIEU

Palavras-chave: Transdisciplinaridade, Psicanálise, Sociologia, Espaço simbólico.

Resumo

O presente trabalho busca dialogar a produção teórica do pediatra e psicanalista inglês Donald Woods Winnicott com o sociólogo francês Pierre Bourdieu, estruturando um campo comum a partir de suas respectivas propostas teórico-metodológicas com um enfoque na correlação entre seus conceitos de espaço potencial e espaço social. Partindo de um breve resumo dos principais pontos das obras de ambos os autores, o trabalho busca construir um olhar no qual as suas respectivas abordagens epistemológicas deixam de ser conflitantes mas tornam-se complementares nas análises dos escritos dos autores, sendo possível complementar as dinâmicas estruturais sociais e culturais com perspectivas psicodinâmicas, e vice-versa. Percebendo a formulação de ambos os espaços enquanto constructos que advém da estrutura social na qual o indivíduo está inserido que é apresentado e assegurado em primeira instância pela dinâmica familiar, ressalta-se a importância de descentralizar as análises dos cotidianos e seus respectivos afetos de uma estrutura puramente sociológica ou puramente psicanalítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Barth da Silva, Universidade do Porto
Mestre em Sociologia pela Universidade do Porto (2022) e Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019).
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Silva, G. B. da. (2022). O ESPAÇO POTENCIAL É UM ESPAÇO SOCIAL: DIÁLOGOS ENTRE WINNICOTT E BOURDIEU. Perspectivas Sociais, 8(02). https://doi.org/10.15210/rps.v8i02.23733