ENTRE A PESQUISA E O ENSINO NA UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
História, Memória, Pesquisa, Ensino, Instituição
Resumo
Este artigo é resultado de um trabalho sobre a relação entre a pesquisa e o ensino no espaço institucional acadêmico. O que se analisa é a lógica desta relação a partir do conceito de memória. A relação dialética entre sistema de ensino e sistema social só pode ser pensado a partir do sistema político e isto implica em analisar uma trajetória de ensino e pesquisa a partir de uma sociologia reflexiva. A sala de aula aparece como um microespaço de interação social entre professor e aluno. O resultado desta interação deve aparecer na escrita de artigos e livros. O professor se insere dentro de uma instituição e a sua fala e escrita estão vinculadas às condições sociais de produção. Cada professor deve montar suas estratégias de gestão do tempo institucional de ensino e da pesquisa. Os resultados destas estratégias devem aparecer na interação em sala de aula e na escrita. A gestão do tempo da palavra e da escrita deve ser compreendida dentro do espaço institucional e não como tempo pessoal. É a instituição que regula o tempo do professor, uma vez que esta regulação do trabalho é exercida por uma pressão temporal cada vez mais crescente. O interesse pela produção deve ser institucional e não apenas pessoal.
Publicado
2014-02-09
Como Citar
de Sousa, A. P. (2014). ENTRE A PESQUISA E O ENSINO NA UNIVERSIDADE. Perspectivas Sociais, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/2375
Seção
Artigos
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.