EXCLUSÃO SOCIAL VERSUS OPORTUNIDADES
A ESTRATÉGIA DISCURSIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE NO BRASIL
Resumo
Num contexto de ampliação significativa da participação de jovens em políticas públicas de juventude ofertadas por diversas esferas da administração pública, este texto trata das noções que permeiam os discursos destas políticas. O suporte empírico que serviu de base para esta reflexão é oriundo de um trabalho de campo etnográfico realizado de forma multissituada em diversos períodos, entre os anos de 2007 e 2012, em meio a jovens, educadores e coordenadores do Programa Projovem Urbano em Fortaleza. A abordagem utilizada foi qualitativa, tendo, como métodos, a observação participante e vivencial em atividades do Programa e a realização de entrevistas semi-estruturadas. O estudo aponta que a estratégia discursiva das políticas públicas de juventude tem como principais noções: oportunidade, interesse, exclusão e inclusão social, o que por vezes, pode reforçar a representação de que os jovens pobres tem uma vida desestruturada e que a participação em um projeto social seria seu caminho de salvação. A classificação binária, excluído e incluído, produz divisões imaginárias entre os jovens que têm “interesse” em mudar de vida e os que não aproveitam a oportunidade concedida pelo Estado. Neste sentido, há um regime de moralidade que permeia os discursos do Programa e propõe uma conduta a ser seguida pelos jovens.Downloads
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____