O SONO DA RAZÃO E A PRODUÇÃO DE MONSTROS NO BRASIL

CAPITALISMO DEPENDENTE, DECADÊNCIA IDEOLÓGICA DA BURGUESIA E O AVANÇO DO IRRACIONALISMO

Palavras-chave: Teoria Social, Decadência ideológica, Irracionalismo, Conservadorismo, Brasil

Resumo

A racionalidade se tornou foco no movimento Iluminista, contexto que ocorreu em linhas gerais a crise do feudalismo e ascensão da classe burguesa. Esse momento contribuiu para uma mudança radical nas bases filosóficas, políticas e econômicas. Chegando ao poder, a burguesia se torna conservadora e adentra no período de decadência ideológica, abandonando as promessas da modernidade e abdicando da centralidade da razão e da teoria social. Portanto, este trabalho visa realizar uma breve análise sobre algumas expressões da decadência ideológica burguesa na realidade brasileira de capitalismo dependente, sobretudo a partir do avanço do irracionalismo, conservadorismo e até fascismo na realidade nacional dos últimos cinco anos. Metodologicamente este trabalho desenvolve-se mediante revisão de literatura possibilitada a partir das referências teóricas e reflexões na disciplina de Teoria Social oferecida no Departamento de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS–UFRN). Além disso, tem como matriz metodológica o método crítico-dialético.

Biografia do Autor

Maria Augusta Bezerra da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestra em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRN e Doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Questão Social, Política Social e Serviço Social.
Roberto Marinho Alves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2006). Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou no Governo Federal na gestão de políticas públicas de trabalho e economia solidária (2003 - 2016).
EMILLY BEZERRA FERNANDES DO NASCIMENTO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assistente Social e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui mestrado (2022-2024) e graduação em Serviço Social (2015-2019) pela mesma universidade. É especialista em Atenção Psicossocial pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no Hospital Universitário Onofre Lopes (2020-2022) e em Serviço Social e Dependência Química pela UniBF (2021). É pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Trabalho e Marxologia e da Rede de Estudos em Trabalho e Marxologia.

Referências

BOITO JÚNIOR, A. Por que caracterizar o bolsonarismo como neofascismo. Crítica Marxista, n.50, p.111-119, 2020.

BROWN, W. Nas ruínas do Neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. traduzido por Mario A. Marino, Eduardo Altheman C. Santos. - São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019, 256 p.

COUTINHO, C. N. "O problema da razão na filosofia burguesa". In: Coutinho, C.N. Estruturalismo e Miséria da Razão. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

D. VALOVOI; G. LAPCHINÁ. Gerrard Winstanley 1609-1652 DE ACORDO COM AS LEIS DA LIBERDADE E DA JUSTIÇA.In: _____. Nomes no Obelisco. 2015.

ENCICLOPÉDIA DO HOLOCAUSTO. O que é genocídio. Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/what-is-genocide. Acesso em: 18 abr. 2023.

FERRAZ; D. L. da S.; CHAVES, R. H. S.; FERRAZ, J. de M. Para além da Epistemologia: reflexões necessárias para o desenvolvimento do conhecimento. Revista Eletrônica de Administração, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 1–30, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/80474. Acesso em: 18 abr. 2023.

IAMAMOTO, M. V.; C., R.de. Relações Sociais e Serviço Social: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez. [Lima, Peru]. CELATS, 2009.

IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempos de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.

LUKÁCS, G. A decadência ideológica e as condições gerais da pesquisa científica. In: Lukács: Sociologia. NETTO, J. P. (org.); Fernandes, F. (coord.). São Paulo: Ática, Grandes cientistas sociais, vol. 20, 1981.

MARCUSE, H. Razão e revolução. Hegel e o advento da teoria social. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

MARX, K. O Capital: Crítica da Economia Política. Livro 1: O processo de produção do capital. Posfácio da 2º Edição. São Paulo: DIFEL, 1982.

MARX, K. Capítulo XXIV A chamada acumulação primitiva. In: O Capital: crítica da Economia Política. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1996.

MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista. Boitempo Editorial; 1ª edição, 1998.

MAZZEO, A. C. As determinações histórico-particulares do Estado Nacional Brasileiro. In: _____. Estado e Burguesia no Brasil: Origens da Autocracia Burguesa. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1989.

NETTO, J. P.; BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

NATIONAL MUSEUM TOUR. El sueño de la razón produce monstruos. Francisco Goya. LOS CAPRICHOS. Exhibition Premieres at Knoxville Museum of Art, July 2005. Disponível em FRANCISCO GOYA: LOS CAPRICHOS (a-r-t.com). Acesso em 10 de maio de 2023.

SANTOS, T. Evolução Histórica do Brasil: da colônia à crise da Nova República. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.

SOUZA, J. M. A. de. Tendências ideológicas do conservadorismo. Tese doutorado, UFPE, 2016. 304 p.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP. A linha do tempo da estratégia federal de disseminação da Covid-19. São Paulo, 2021. USP (2021). Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003016698. Acesso em: 18 abr. 2023.
Publicado
2024-03-17