A SOCIOLOGIA NEGRA DE GUERREIRO RAMOS
Resumo
O artigo aborda a temática da descolonização acadêmica e a importância da retomada da intelectualidade negra. Seu propósito é explorar os conceitos apresentados por Guerreiro Ramos, relacionando-os à construção de uma sociologia negra. A metodologia adotada é a imaginação sociológica, que incorpora a análise da estrutura, da história e da biografia no processo de construção de conceitos guerreirianos, como a redução sociológica e o niger sum. Os resultados revelam que o pensamento de Guerreiro Ramos incorpora uma ambivalência entre o integracionismo do TEN (Teatro Experimental do Negro) e o pacto da democracia racial, em contraste com o terceiro-mundismo da Conferência de Bandung e a luta pela descolonização afro-asiática. A conclusão do estudo ressalta a necessidade de uma leitura crítica da obra de Guerreiro Ramos, visando a produção de uma sociologia negra que seja capaz de superar as fragilidades do pensamento guerreiriano.Downloads
Referências
______. Guerreiro Ramos e o Personalismo Negro / Muryatan Santana Barbosa . Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
______. Por uma descolonização das relações étnicas-raciais e do Brasil: A visão de Guerreiro Ramos. In: Negro sou: a questão étnico-racial e o Brasil: ensaios, artigos e outros textos (1949-73) / Alberto Guerreiro Ramos; organização Muryatan S. Barbosa. Iª ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
BRINGEL, B.; DOMINGUES, J. M. Teoria social, extroversão e autonomia: impasses e horizontes da sociologia (semi)periférica contemporânea. In: Caderno CRH, 28 (73), 2015, pp. 59-76.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construpidos nas lutas por emancipação / Nilma Lino Gomes. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
GONZALEZ, Lélia. Lugar de negro / Lélia Gonzalez, Carlos Hasenbalg. - Iª ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
______. Por um feminismo afro-latino-americano : ensaios, intervenções e diálogos / organização Flávio Rios, Márcia Lima . 1 ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
GUIMARÃES, A. S. A. Apresentação. In: Guerreiro Ramos e o Personalismo Negro / Muryatan Santana Barbosa . Jundiaí: Paco Editorial, 2015. pp. 13 - 16.
______. Classe, raça e democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.
HASENBALG, Carlos. Raça, classe e mobilidade. In: Lugar de negro / Lélia Gonzalez, Carlos Hasenbalg. - Iª ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2022. pp. 85 - 122.
MILLS, Charles W. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africana / Abdias Nascimento. -- 3. ed. rev.-- São Paulo: Editora Perspectiva; Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.
RAMOS, Guerreiro. A crise do poder no Brasil (Problemas da Revolução Nacional Brasileira) / Alberto Guerreiro Ramos. Rio de Janeiro: Zahar Editores: 1961.
______. A redução sociológica / Guerreiro Ramos. 3 ed: Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.
______. Introdução crítica à sociologia brasileira / Alberto Guerreiro Ramos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
______. Mito e verdade da revolução brasileira / Alberto Guerreiro Ramos. Florianópolis: Insular, 2016.
______. Negro sou: a questão étnico-racial e o Brasil: ensaios, artigos e outros textos (1949-73) / Alberto Guerreiro Ramos; organização Muryatan S. Barbosa. Iª ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
______. O problema nacional do Brasil / Alberto Guerreiro Ramos. 2ª. ed. - Rio de Janeiro: Editora Saga, 1960.
SANTOS, Joel Rufino. O Negro Como Lugar. In: Introdução crítica à sociologia brasileira / Alberto Guerreiro Ramos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
SILVÉRIO, Valter Roberto. Transnacionalismo negro, diáspora africana: uma nova imaginação sociológica / Valter Roberto Silvério. Prefácio de Richard Miskolci. - São Paulo: Intermeios, 2022.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____