ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO
UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
Resumo
A relação entre antropologia e educação tem se revelado fundamental para uma compreensão aprofundada dos processos educacionais em contextos diversos. Este artigo explora a importância desse diálogo entre a antropologia e a educação, destacando como a antropologia contribui para a compreensão das práticas educacionais em diferentes culturas e contextos sociais. Além disso, aborda como a pesquisa antropológica pode enriquecer a formação de professores e promover uma educação mais inclusiva e sensível às diversidades culturais. Ao analisar casos de estudo e experiências práticas, este artigo ressalta a necessidade de estreitar os laços entre essas duas disciplinas, destacando os benefícios mútuos que essa colaboração pode trazer para a teoria e a prática educacional.Referências
BOAS, F. Cuestiones fundamentales de Antropologia Cultural. Buenos Aires: Solar-Hachette, 1988.
BOAS, F. Antropologia cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2004.
BOAS, F. “Introdução”. In: Benedict, R. Padrões de cultura. Lisboa: Edição “Livros do Brasil”, (s/d).
DARNTON, Robert. História e antropologia (entrevista). Boletim da ABA, n° 26, p. 07-11, 1996.
GALLI, Matilde C. Antropologia culturale e processi educativi. Scandicci (Firenze): Nuova Italia, 1993.
SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos. Os games e a sua aproximação com o campo educativo. Antíteses, v. 17, n. 34, p. 264–288, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n34p264-288.
SCEVCENKO, Nicolau. Folha de S. Paulo/Ilustrada, domingo, 2/2/1985, p. 53.
Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____