ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO

UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Palavras-chave: Antropologia, Educação, Diversidade Cultural, Formação de Professores, Práticas Educacionais

Resumo

A relação entre antropologia e educação tem se revelado fundamental para uma compreensão aprofundada dos processos educacionais em contextos diversos. Este artigo explora a importância desse diálogo entre a antropologia e a educação, destacando como a antropologia contribui para a compreensão das práticas educacionais em diferentes culturas e contextos sociais. Além disso, aborda como a pesquisa antropológica pode enriquecer a formação de professores e promover uma educação mais inclusiva e sensível às diversidades culturais. Ao analisar casos de estudo e experiências práticas, este artigo ressalta a necessidade de estreitar os laços entre essas duas disciplinas, destacando os benefícios mútuos que essa colaboração pode trazer para a teoria e a prática educacional.  

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio De Abreu Pestana dos Santos, USP
Psychoanalyst and researcher, holding a degree in Pedagogy with a focus on inclusion and diversity, as well as a Bachelors degree in Administration. Specialist in Educational Technologies from the University of São Paulo (USP). Currently serves as a volunteer research collaborator at the Otavio Frias Filho Chair of Studies in Communication, Democracy, and Diversity, affiliated with the Institute of Advanced Studies at USP (IEA-USP). Member of the Brazilian Society for the Advancement of Science (SBPC). His current research in the field of education focuses on analyzing Autism Spectrum Disorder (ASD) in the context of migrants in basic education at the Federal University of São Paulo (UNIFESP), with support from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES).

Referências

BOAS, F. Cuestiones fundamentales de Antropologia Cultural. Buenos Aires: Solar-Hachette, 1988.

BOAS, F. Antropologia cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2004.

BOAS, F. “Introdução”. In: Benedict, R. Padrões de cultura. Lisboa: Edição “Livros do Brasil”, (s/d).

DARNTON, Robert. História e antropologia (entrevista). Boletim da ABA, n° 26, p. 07-11, 1996.

GALLI, Matilde C. Antropologia culturale e processi educativi. Scandicci (Firenze): Nuova Italia, 1993.

SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos. Os games e a sua aproximação com o campo educativo. Antíteses, v. 17, n. 34, p. 264–288, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n34p264-288.

SCEVCENKO, Nicolau. Folha de S. Paulo/Ilustrada, domingo, 2/2/1985, p. 53.

Publicado
2025-06-18
Como Citar
Santos, D. M. A. D. A. P. dos. (2025). ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. Perspectivas Sociais, 11(01), e1126818. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/26818