História da educação moderna e contemporânea: breve marco teórico
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar momentos históricos relevantes na educação, nos séculos XIX e XX, destacando suas transformações ao longo do tempo. A pesquisa bibliográfica percorreu a história moderna e contemporânea, explorando, inicialmente, as características históricas que iniciaram e abrangeram quase toda a Europa. Em um segundo momento, constatamos que, ao longo desse período, a história da pedagogia evoluiu para a história da educação, sofrendo transformações concomitantes ao desenvolvimento, enfatizando a educação como ciência. A escola assumiu o papel de ponderar a ideologia e sua atribuição social no contexto pedagógico. Na pedagogia contemporânea, destacam-se as deias de filósofos como Johann Heinrich Pestalozzi, Johann Friedrich Herbart, Friedrich Fröbel e John Dewey, cujas ideias reverberam na didática e nos métodos de ensino, catalisando mudanças profundas e significativas no campo da educação. A análise histórica da educação não apenas oferece um panorama abrangente do passado, mas também lança luz sobre as dinâmicas presentes e futuras do cenário pedagógico.Downloads
Referências
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.
EBY, Frederick. Herbart e a ciências da educação. In: EBY, Frederick. História da educação moderna. Rio de Janeiro: Globo, 1962.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2006.
GONÇALVES, Sônia; DONATONI, Alaíde Rita. Da história da pedagogia a história da educação: fatos e marcos em busca de (res)significação epistemológica. In: ENCONTRO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, 4., 2007, Uberaba. Anais […]. Uberaba, MG: UNIUBE, 2007. p. 1-15.
HEILAND, Helmut. Friedrich Fröbel. Trad. Ivanise Monfredini. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010.
HILGENHEGER, Norbert. Johann Herbart. Trad. José Eustáquio Romão. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010.
KENDZIERSKI, Mariana; PIETROBOM, Sandra R. Gardacho. Friederich Froebel e os Jardins-de-Infância. UNICENTRO, 2012. Disponível em: https://anais.unicentro.br/flicenciaturas/pdf/iiv2n1/104.pdf. Acesso em: 19 jan. 2024.
NUNES, Rosa Albuquerque. História da Idade Contemporânea. Licenciatura em Estudos Europeus – Universidade Aberta. 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/51020383/Hist%C3%B3ria_da_Idade_Contempor%C3%A2nea. Acesso em: 19 jan. 2024.
SOËTARD, Michel. Johann Pestalozzi. Trad. Martha Aparecida Santana Marcondes, Pedro Marcondes e Gino Marzio Ciriello Mazzetto. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010.
TEIXEIRA, Anísio. A Pedagogia de Dewey. In: DEWEY, John. Vida e Educação. Trad. Anísio Teixeira. São Paulo: Melhoramentos, 1965.
WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Trad. José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010.
ZENATTA, Beatriz Aparecida. O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 1, p. 105-112, 2012.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.