História da educação moderna e contemporânea: breve marco teórico

  • Wânia Maria de Oliveira Rolim PUC - GO
Palavras-chave: Teoria educacional, Pedagogia contemporânea, História da educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar momentos históricos relevantes na educação, nos séculos XIX e XX, destacando suas transformações ao longo do tempo. A pesquisa bibliográfica percorreu a história moderna e contemporânea, explorando, inicialmente, as características históricas que iniciaram e abrangeram quase toda a Europa. Em um segundo momento, constatamos que, ao longo desse período, a história da pedagogia evoluiu para a história da educação, sofrendo transformações concomitantes ao desenvolvimento, enfatizando a educação como ciência. A escola assumiu o papel de ponderar a ideologia e sua atribuição social no contexto pedagógico. Na pedagogia contemporânea, destacam-se as deias de filósofos como Johann Heinrich Pestalozzi, Johann Friedrich Herbart, Friedrich Fröbel e John Dewey, cujas ideias reverberam na didática e nos métodos de ensino, catalisando mudanças profundas e significativas no campo da educação. A análise histórica da educação não apenas oferece um panorama abrangente do passado, mas também lança luz sobre as dinâmicas presentes e futuras do cenário pedagógico.  

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Biografia do Autor

Wânia Maria de Oliveira Rolim, PUC - GO
Wânia Maria de Oliveira Rolim é mestra em Educação pela PUC Goiás. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professora da Escola Municipal Roque Inocêncio Mendes e da Escola Municipal Jardim Cerrado VI. Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Educação Inclusiva para o (AEE).

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Publicado
2024-12-19
Como Citar
Rolim, W. M. de O. (2024). História da educação moderna e contemporânea: breve marco teórico. Perspectivas Sociais, 10(02), 85-109. https://doi.org/10.15210/rps.v10i02.26875