História da educação moderna e contemporânea: breve marco teórico
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar momentos históricos relevantes na educação, nos séculos XIX e XX, destacando suas transformações ao longo do tempo. A pesquisa bibliográfica percorreu a história moderna e contemporânea, explorando, inicialmente, as características históricas que iniciaram e abrangeram quase toda a Europa. Em um segundo momento, constatamos que, ao longo desse período, a história da pedagogia evoluiu para a história da educação, sofrendo transformações concomitantes ao desenvolvimento, enfatizando a educação como ciência. A escola assumiu o papel de ponderar a ideologia e sua atribuição social no contexto pedagógico. Na pedagogia contemporânea, destacam-se as deias de filósofos como Johann Heinrich Pestalozzi, Johann Friedrich Herbart, Friedrich Fröbel e John Dewey, cujas ideias reverberam na didática e nos métodos de ensino, catalisando mudanças profundas e significativas no campo da educação. A análise histórica da educação não apenas oferece um panorama abrangente do passado, mas também lança luz sobre as dinâmicas presentes e futuras do cenário pedagógico.Downloads
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