REFLEXÕES SOBRE AULAS AOS SÁBADOS
DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR
Resumo
As aulas aos sábados podem ser uma resposta às necessidades e realidades culturais dos estudantes, que podem ter jornadas de trabalho durante a semana ou outras responsabilidades. Entretanto, podem impactar negativamente a qualidade de vida dos estudantes, limitando seu tempo livre e reduzindo as oportunidades de descanso e recuperação. O artigo explora os sentimentos de alunos em relação à realização de aulas aos sábados em uma universidade privada em Vitória da Conquista, Bahia, considerando seus aspectos sociais, políticos e econômicos. O estudo realizado possui caráter quanti-qualitativo, onde a coleta dos dados foi feita através de um questionário contendo 9 perguntas, sendo 8 objetivas e 1 discursiva. A pesquisa apontou que as principais queixas dos alunos foram relacionadas à interferência nas atividades de lazer e compromissos familiares, além de dificuldades de transporte e condições inadequadas de sala de aula. Uma proposta sugerida para amenizar esses impactos foi a implementação de aulas em formato de sarau, visando oferecer um ambiente mais dinâmico e de interação social e cultural. Essa abordagem inovadora poderia tornar a experiência das aulas aos sábados mais enriquecedora e menos impactante na vida acadêmica dos alunos, promovendo um equilíbrio entre estudo e bem-estar.Downloads
Referências
ARROYO, M., G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação e Sociedade, Campinas. v. 31, p. 113, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/WGyPfcRb7yFJPmFsj5pSxPx/?format=html&stop=next&lang=pt#>. Acesso em: 05 abril 2024.
BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 4 jun. 2025
CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2007.
DUARTE, C. Z. C. G; WERNECK V. R.; CARDOSO, J. A. R. A relação entre cultura e educação sob o ponto de vista de educadores do ensino fundamental. Psicologia e Saber Social, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 204 - 216, 2013. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/8794>. Acesso em 10 de abril de 2024.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004
MARTINS, T. A. P.; BASTOS, A. T.; FREITAS, A. A. F. de; SOBRINHO, L. M. Características dos ambientes de aprendizagem experienciados pelos estudantes durante a pandemia de Covid-19. SciELO Preprints, São Paulo, 2022. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4239>. Acesso em: 19 abril 2024.
GARCIA, P. S. Infraestrutura escolar: interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Roteiro, São Caetano do Sul, 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/3519/351964734003/html/>. Acesso em: 15 abril 2024.
PARRAT-DAYAN, S. A discussão como ferramenta para o processo de socialização e para a construção do pensamento. Educação em Revista – UFMG, Minas Gerais. v .45, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/k7GGYYPycJj7ZFDcKtvnBjc/#>. Acesso em: 10 abril 2024.
SANTOS, G. M. dos. Política Pública de Turismo, Lazer e Cultura: Programa Sábado na Escola. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão de Turismo) - Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia De Pernambuco. Recife, 2022.
SILVA, V, F, L de. Vantagens socioeconômicas do ensino à distância para os estudantes de ensino superior de cidades de pequeno porte. Anuário do Instituto de Natureza e Cultura, Amazonas, v. 4, n. 01, p. 228 - 232, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/ANINC/article/view/9173/7248>. Acesso em: 11 de abril 2024.
SIQUEIRA, J. T. F. Trabalhar para estudar / estudar para trabalhar: realidade e possibilidades. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n. 1, p. 95 - 122, 2011. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/1989/1915>. Acesso em: 09 de abril 2024.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____