REFLEXÕES SOBRE AULAS AOS SÁBADOS

DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Aspectos Sociais, Aula aos sábados, Ensino Superior

Resumo

As aulas aos sábados podem ser uma resposta às necessidades e realidades culturais dos estudantes, que podem ter jornadas de trabalho durante a semana ou outras responsabilidades. Entretanto, podem impactar negativamente a qualidade de vida dos estudantes, limitando seu tempo livre e reduzindo as oportunidades de descanso e recuperação. O artigo explora os sentimentos de alunos em relação à realização de aulas aos sábados em uma universidade privada em Vitória da Conquista, Bahia, considerando seus aspectos sociais, políticos e econômicos. O estudo realizado possui caráter quanti-qualitativo, onde a coleta dos dados foi feita através de um questionário contendo 9 perguntas, sendo 8 objetivas e 1 discursiva. A pesquisa apontou que as principais queixas dos alunos foram relacionadas à interferência nas atividades de lazer e compromissos familiares, além de dificuldades de transporte e condições inadequadas de sala de aula. Uma proposta sugerida para amenizar esses impactos foi a implementação de aulas em formato de sarau, visando oferecer um ambiente mais dinâmico e de interação social e cultural. Essa abordagem inovadora poderia tornar a experiência das aulas aos sábados mais enriquecedora e menos impactante na vida acadêmica dos alunos, promovendo um equilíbrio entre estudo e bem-estar.

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Biografia do Autor

Raphael Weber Silva Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB
Graduado em Psicologia pela UNEX - Vitória da Conquista (BA), com experiências em práticas e pesquisa na Análise do Comportamento focadas na educação de crianças autistas. Participante voluntário do Programa Institucional de Iniciação Científica da Rede UNIFTC para desenvolvimento do projeto EprogWeb - Ensino programado e informatizado para um curso de psicologia. Especializando em Análise do Comportamento Aplicada pela Faculdade Iguaçu. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB), campus Vitória da Conquista. Bolsista da CAPES. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Comportamento e Educação (GEPAE).
Ester de Souza Batista Correa, Centro Universitário de Excelência/UNEX
Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Excelência - UNEX campus de Vitória da Conquista. Graduanda em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Diretora de patrimônio da Atlética de psicologia. Líder da turma de Psicologia. Estagiária como Acompanhante Terapêutica e aplicadora ABA na clínica Eleva - Núcleo de Análise do Comportamento e com a mesma funçao na clínica Aline Bispo - Núcleo de Análise do Comportamento.
Gênesis Guimarães Soares, Centro Universitário de Excelência/UNEX
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Especialista em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pela Faculdade Dom Alberto. Especialista em Antropologia Cultural e Social pela Faculdade Focus. Especialista em Análise do Comportamento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFTC. Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento e Educação - GEPAE (CNPq/IMES). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" - GEPEP (CNPq/UESB). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e suas Discursividades - LEduDi" (CNPq/UNIVÁS). Atualmente é docente do ensino superior, vinculado ao Colegiado de Psicologia, no Centro Universitário de Excelência campus de Vitória da Conquista.

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Publicado
2025-06-08
Como Citar
Rocha, R. W. S., Correa, E. de S. B., & Soares, G. G. (2025). REFLEXÕES SOBRE AULAS AOS SÁBADOS: DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR. Perspectivas Sociais, 11(01), e1126906. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/26906