A educação inclusiva no Brasil: uma avaliação da meta 4 do plano nacional de educação 2014/2024
Resumo
O presente trabalho discute inclusão e educação de pessoas com deficiências, conversando com alguns autores sob a perspectiva histórico-cultural, que pesquisam o campo da aprendizagem, educação e inclusão nesta perspectiva. Ainda, foi feito um resgate das principais legislações brasileiras quanto à inclusão de pessoas com deficiências em nosso país desde a década de 1960 a 2014, início da vigência do atual Plano Nacional de Educação - PNE. Na sequência, foi abordada a meta quatro do PNE, suas projeções e alguns números do relatório do 4° ciclo avaliativo deste documento. Para finalizar, considerou-se uma variável no processo de consolidação da meta, sendo a formação inicial ou continuada de professores, de forma que possibilite estudar e pesquisar os contextos escolares em que estão atuando.Downloads
Referências
BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (orgs). Pesquisa em políticas educacionais: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 10 out. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/plano_n acional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em 15 out. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO, Rosângela Gavioli; ARANTES, Valéria Amorim Arantes (Org.). Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Currículo e conhecimento escolar na contemporaneidade: desafios para a escolarização de sujeitos com deficiência. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, n. 80, 2014. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n80.2014.
PAGNI, P. A. A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical. Rev. Bras. Educ. 22 (68), 2017. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226813
ROZEK, Marlene; VIEGAS, Luciane Torezan (Org.). Educação Inclusiva: políticas, pesquisa e formação. Porto Alegre: Edipucrs, 2012.
SILVA, Neusa Cristina Pereira da; FRISON, Marli Dallagnol. Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 2. 2021.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
ZAMONER, Angela. Educação escolar e o desenvolvimento de funções mentais superiores na criança: atenção voluntária. Orientadora: Solange Maria Alves. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó 2015. Disponível em: <https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/718/1/ZAMONER%2C%20Angela.pdf>. Acesso em 01 nov. 2023.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____