Bourdieu e Foucault: duas formas complementares de entender a reforma do ensino médio

Palavras-chave: Bourdieu, Foucault, Reforma do ensino médio, Discurso, Desigualdade

Resumo

Neste artigo, apresento uma análise aprofundada sobre a reforma do ensino médio, utilizando alguns dos principais artigos produzidos sobre o tema. O objetivo é explorar essa produção a partir de duas grandes linhas: a função social da escola e o discurso que justificou a reforma do ensino médio. As análises são orientadas pelos referenciais teóricos de Bourdieu e Foucault, cujas perspectivas foram esboçadas de modo complementar. Bourdieu é mobilizado para evidenciar que a escola pós-reforma permanece como um instrumento de reprodução das desigualdades sociais, perpetuando a segregação entre classes sociais e o acesso desigual ao conhecimento. Já Foucault é utilizado para entender como o discurso sobre a falência do sistema educacional foi mobilizado como justificativa para as alterações propostas, ao simplificar questões estruturais, reduzindo-as a distorções curriculares. Essa análise, portanto, pretende contribuir para o entendimento crítico das reformas educacionais no Brasil, identificando as relações de poder e desigualdade subjacentes a essas transformações.

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Biografia do Autor

Rafael Teixeira de Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Rafael Teixeira de Abreu é Mestrando em Sociologia no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Comissão de Direitos Humanos e Combate a Violências Institucionais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania [ufrgs.br/gpvc].

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Publicado
2024-12-19
Como Citar
Abreu, R. T. de. (2024). Bourdieu e Foucault: duas formas complementares de entender a reforma do ensino médio. Perspectivas Sociais, 10(02), 38-57. https://doi.org/10.15210/rps.v10i02.27426