Caderno de resoluções da VI conferência estadual de educação da APP – SINDICATO

possibilidades reflexivas a partir do conceito de interseccionalidade

Palavras-chave: Interseccionalidade, APP - SINDICATO, Conferência de Educação

Resumo

O artigo objetiva refletir os conteúdos do Caderno de Resoluções da VI Conferência Estadual de Educação, da APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. Ela tem como tema: “A Educação Pública que Queremos: Propostas dos/as Trabalhadores/as em Educação para o Próximo Governo”, realizada em agosto de 2014. A reflexão se estrutura a partir do conceito de interseccionalidade, sobre o Eixo 5: Inclusão, Diversidade e Igualdade, discutidos e debatidos pelos conferencistas. A reflexão se justifica por se tratar de uma produção da própria APP – Sindicato que possui cerca de 70 mil filiados, cuja produção foi debatida nos 29 núcleos regionais da APP – Sindicato, de onde foram organizadas as contribuições e depois debatidas na conferência estadual, envolvendo centenas de conferencistas (representando os 29 núcleos regionais). Produção que pode ser entendida como um manifesto contrário as formas excludentes e não emancipatórias de educação e de reafirmação de uma educação que valorize a vida, não discriminatória, laica, inclusiva, de respeito à dignidade humana. Conclui-se a ausência do termo interseccional no Caderno, exceto que de forma subjacente se faz presente, como demonstra este texto.

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Biografia do Autor

Leonir Borges, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (Paraná)
Licenciatura Plena em História (UEM/1992) e Licenciatura em Pedagogia (UNINOVE/2015). Aperfeiçoamento/extensão em Agronegócios, Educação e Meio Ambiente (CESUMAR/2004); Especialização em História e Sociedade (UEM/1996) e Educação Especial e Inclusão (DOM BOSCO/2014); Mestrado em Educação (UEM/2004). Possui experiência nos ensinos Fundamental, Médio, Superior e Pós-Graduação em nível de Especialização. Desenvolveu, coordenou e participou de projetos de pesquisas e extensionistas nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Aluno regular no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação PPGE, UNICENTRO, nível Doutorado, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, História e organização da Educação. 

Referências

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Publicado
2025-04-17
Como Citar
Borges, L. (2025). Caderno de resoluções da VI conferência estadual de educação da APP – SINDICATO: possibilidades reflexivas a partir do conceito de interseccionalidade. Perspectivas Sociais, 11(01), e1127600. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/27600