FORMAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL

PERCURSOS DE ALUNOS DE LETRAS ESPANHOL NA CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE

Palavras-chave: Identidade, Docente, Formação, Ensino, Línguas

Resumo

Esta pesquisa qualitativa tem como foco investigar o processo de construção da identidade docente entre os alunos matriculados no curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), localizada em Irati/PR. O objetivo principal é identificar as motivações que levam os estudantes a optarem por cursos de licenciatura, especialmente em Letras Espanhol, além de examinar como ocorre sua formação docente e o desenvolvimento de sua identidade profissional. Pretende-se, também, compreender como os futuros professores percebem sua própria profissão e se sentem devidamente preparados para atuar como docentes de línguas. O estudo visa observar de que maneira esses estudantes encaram os desafios da prática pedagógica e como integram o conhecimento teórico adquirido ao longo da formação com a realidade da sala de aula. Por fim, espera-se contribuir para uma compreensão mais ampla dos fatores que influenciam a escolha e a preparação de futuros professores, fornecendo subsídios para melhorar a formação inicial e apoiar o desenvolvimento de uma identidade docente sólida e consciente.

Biografia do Autor

Elizangela Mattozo, UNICENTRO - Universidade Estadual do Cento Oeste

Possui graduação em Letras Espanhol (UNICENTRO, 2020). Atualmente é aluna regular no Programa de Mestrado em Educação pela UNICENTRO. Atua como professora de idiomas na Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná (SEED - PR) e como professora especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Guarapuava - PR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em educação.

Cibele Krause-Lemke, UNICENTRO

Professora Associada A da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Lidera o grupo de pesquisa Língua, Imigração e Identidade e atua na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguisticamente complexos. É docente do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO. É Coordenadora Geral da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unicentro. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Paraná (APEEPR) - 2013-2014. É membro da ALFAL (Asociación de Linguística y Filología de América Latina) e da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Foi Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SEHLA/ I (2010 - 2018).

Referências

FLICK, Uwe. Introdução à coleção pesquisa qualitativa. IN: GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HALL, Stuart. A identidade em questão. IN: HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

NÓVOA, António. Professores: alargar as possibilidades de futuro. IN: NÓVOA, António. Professores: libertar o futuro. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Entre a formação e a profissão: Ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. In: NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

PEREIRA, Juliana Roberti. O professor e sua prática docente. In: SOUZA, IZAQUE PEREIRA DE; JORGE, WELINGTON JUNIOR; GRESPAN, ROSANA PIMENTEL DE CASTR (Orgs.). Saberes docentes e formação profissional: currículo, práticas e tecnologias. Maringá: Uniedusul, 2021.

TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento. In: Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Publicado
2025-06-24
Como Citar
Mattozo, E., & Krause-Lemke, C. (2025). FORMAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL: PERCURSOS DE ALUNOS DE LETRAS ESPANHOL NA CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE. Perspectivas Sociais, 11(01), e1127645. https://doi.org/10.15210/rps.v11i01.27645