FORMAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL
PERCURSOS DE ALUNOS DE LETRAS ESPANHOL NA CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE
Resumo
Esta pesquisa qualitativa tem como foco investigar o processo de construção da identidade docente entre os alunos matriculados no curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), localizada em Irati/PR. O objetivo principal é identificar as motivações que levam os estudantes a optarem por cursos de licenciatura, especialmente em Letras Espanhol, além de examinar como ocorre sua formação docente e o desenvolvimento de sua identidade profissional. Pretende-se, também, compreender como os futuros professores percebem sua própria profissão e se sentem devidamente preparados para atuar como docentes de línguas. O estudo visa observar de que maneira esses estudantes encaram os desafios da prática pedagógica e como integram o conhecimento teórico adquirido ao longo da formação com a realidade da sala de aula. Por fim, espera-se contribuir para uma compreensão mais ampla dos fatores que influenciam a escolha e a preparação de futuros professores, fornecendo subsídios para melhorar a formação inicial e apoiar o desenvolvimento de uma identidade docente sólida e consciente.
Referências
FLICK, Uwe. Introdução à coleção pesquisa qualitativa. IN: GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HALL, Stuart. A identidade em questão. IN: HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
NÓVOA, António. Professores: alargar as possibilidades de futuro. IN: NÓVOA, António. Professores: libertar o futuro. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023.
NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Entre a formação e a profissão: Ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. In: NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.
PEREIRA, Juliana Roberti. O professor e sua prática docente. In: SOUZA, IZAQUE PEREIRA DE; JORGE, WELINGTON JUNIOR; GRESPAN, ROSANA PIMENTEL DE CASTR (Orgs.). Saberes docentes e formação profissional: currículo, práticas e tecnologias. Maringá: Uniedusul, 2021.
TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento. In: Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____