INTERFACES ENTRE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO
SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Resumo
Em sua primeira edição semestral no modo fluxo contínuo, a revista Perspectivas Sociais dedica-se à temática “Interfaces entre Sociologia e Educação: saberes, práticas e políticas públicas”. As contribuições refletem um esforço coletivo de pensar a educação para além de suas funções normativas e institucionalizadas, problematizando os modos pelos quais indicadores de gênero, raça, classe, território e geração estruturam experiências de ensino e aprendizagem. Esta edição articula temas como a feminização da pobreza e as políticas de transferência de renda; as práticas sindicais e conferências de educação como arenas políticas; os desafios da orientação acadêmica e da formação docente; o papel da Filosofia e da Antropologia nos currículos escolares; os sentidos coletivos de parentesco em sociedades africanas; e os efeitos das ações afirmativas no ensino superior. Trata-se de um conjunto de pesquisas que tensiona fronteiras disciplinares e promove um diálogo profícuo entre diferentes tradições teóricas e experiências locais.
Referências
BORGES, Leonir. Caderno de resoluções da VI conferência estadual de educação da APP – SINDICATO: possibilidades reflexivas a partir do conceito de interseccionalidade. Perspectivas Sociais, Pelotas, vol. 11, nº 01, e1127600, 2025.
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MANUEL, João Baptista. ‘Sem nós, não vale’: parentesco, alambamento e o sentido coletivo do casamento Bakongo em Angola. Perspectivas Sociais, Pelotas, vol. 11, nº 01, e1127569, 2025.
MATTOZO, Elizangela Mattozo; KRAUSE-LEMKE, Cibele. Formação e identidade profissional: percursos de alunos de letras espanhol na construção do ser docente. Perspectivas Sociais, Pelotas, vol. 11, nº 01, e1127645, 2025.
MUTUMANE, António Ernesto; BILA, Alfeu Paulo. Desafios e perspectivas na orientação de dissertações e monografias nas universidades moçambicanas: um estudo na província de Gaza. Perspectivas Sociais, Pelotas, vol. 11, nº 01, e1127601, 2025.
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PEREIRA, Priscila Mendes. Filosofia e decolonialidade no contexto educacional latino-americano. Perspectivas Sociais, Pelotas, vol. 11, nº 01, e1127618, 2025.
ROCHA, Raphael Weber Silva; CORRÊA, Ester de Souza Batista; SOARES, Gênesis Guimarães. Reflexões sobre aulas aos sábados: desafios e alternativas para o ensino superior. Perspectivas Sociais, Pelotas, vol. 11, nº 01, e1126906, 2025.
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SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos. Antropologia e educação: um diálogo necessário. Perspectivas Sociais, Pelotas, vol. 11, nº 01, e1126818, 2025.
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