INTERFACES ENTRE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO

SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Palavras-chave: Sociologia, Educação, Saberes

Resumo

Em sua primeira edição semestral no modo fluxo contínuo, a revista Perspectivas Sociais dedica-se à temática “Interfaces entre Sociologia e Educação: saberes, práticas e políticas públicas”. As contribuições refletem um esforço coletivo de pensar a educação para além de suas funções normativas e institucionalizadas, problematizando os modos pelos quais indicadores de gênero, raça, classe, território e geração estruturam experiências de ensino e aprendizagem. Esta edição articula temas como a feminização da pobreza e as políticas de transferência de renda; as práticas sindicais e conferências de educação como arenas políticas; os desafios da orientação acadêmica e da formação docente; o papel da Filosofia e da Antropologia nos currículos escolares; os sentidos coletivos de parentesco em sociedades africanas; e os efeitos das ações afirmativas no ensino superior. Trata-se de um conjunto de pesquisas que tensiona fronteiras disciplinares e promove um diálogo profícuo entre diferentes tradições teóricas e experiências locais.

Biografia do Autor

Sandro Adams, UFPel

Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGS/UFPel). Graduado em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier(IFIBE).

Roberta do Prá Alano, UFPel

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharela em Ciências Sociais pela UFPel com mobilidade acadêmica para o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Referências

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Publicado
2025-06-30
Como Citar
Adams, S., & Alano, R. do P. (2025). INTERFACES ENTRE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Perspectivas Sociais, 11(01), e1129494. https://doi.org/10.15210/rps.v11i01.29494