A CRISE DA BILDUNG SEGUNDO WEBER E SIMMEL
Palavras-chave:
Bildung, Max Weber, Georg Simmel, Teoria sociológica, Teoria social
Resumo
O propósito deste artigo é descrever e analisar como dois sociólogos pioneiros, Max Weber (1864-1920) e Georg Simmel (1858-1918), lidaram com a crise do ideal da Bildung, isto é, da formação tanto do indivíduo quanto da cultura. Para isso recorrerei aos escritos em que tratam mais diretamente da crise tanto da ciência quanto da cultura moderna. No caso de Weber, trabalharei com alguns conceitos centrais de sua obra sociológica: ascese intramundana, politeísmo de valores, desencantamento do mundo, racionalização, especialização e vocação. Quanto a Simmel, o ponto central de sua abordagem é a questão cultura, seja ela subjetiva, objetiva ou a tragédia da mesma na modernidade. Por fim, compararei os diagnósticos e posições de ambos os autores, rastrearei a forte influência de Nietzsche sobre ambos e apresentarei minhas conclusões sobre o tema.
Publicado
2016-08-11
Como Citar
Santos, K. F. de O. (2016). A CRISE DA BILDUNG SEGUNDO WEBER E SIMMEL. Perspectivas Sociais, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/9089
Seção
Artigos
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.