UM PANORAMA DA PUNIÇÃO EM MICHEL FOUCAULT
Palavras-chave:
Foucault, Castigo, Punição, Violência, Sociedade
Resumo
O presente artigo pretende abordar o conceito de punição, presente na obra do filósofo francês Michel Foucault, a partir das transformações que tal idéia sofreu, com repercussões em todo o Ocidente, especialmente a partir do século XVIII, tomando-se como modelo a sua ocorrência na Sociedade Francesa. Para isso procedeu-se à análise de obras relevantes do pensador estudado, especialmente aquelas em que o mesmo aborda, de forma mais direta, a questão ora examinada. A pesquisa teve como foco inicial a obra “Vigiar e Punir - História da Violência nas Prisões”, escrita em 1975, especialmente a sua segunda parte, “Punição”, em que Foucault, no capítulo segundo, trata da “Punição Generalizada”.
Publicado
2016-08-11
Como Citar
Lemos, D. de S. (2016). UM PANORAMA DA PUNIÇÃO EM MICHEL FOUCAULT. Perspectivas Sociais, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/9092
Seção
Artigos
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.