Blockchain em jogos digitais

  • Laiane Maris Caetano Fantini Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rodrigo Almeida Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais Pontifícia Universidade Católica de Minas

Resumo

O artigo busca demonstrar a relevância jurídica do tema para o mundo atual dos jovens que traz peculiar relação entre jogos digitais, bens digitais, blockchain e direito, explorando suas fronteiras. A partir do estudo de literatura especializada em cada uma dessas áreas, são apresentadas noções gerais para melhor compreensão do problema, que busca responder à pergunta se é, de fato, possível aplicar blockchain de forma a garantir a efetiva propriedade dos ativos adquiridos ou conquistados dentro de um jogo digital. Analisado tais aspectos, buscar-se-á confirmar a hipótese, no sentido que as aplicações em blockchain games, embora num primeiro momento não tenham apresentado importantes diferenciais para o desenvolvimento e comercialização dos jogos, cada vez mais essa tecnologia tem mostrado seu potencial disruptivo para provocar um novo olhar sobre o mercado de bens digitais e a indústria de jogos. Para fundamentar tal opinião, adotou-se o método qualitativo dedutivo por meio de pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Laiane Maris Caetano Fantini, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Mestranda em Direito pela PUC/MG com bolsa Capes. Especialista em Direito de Empresa pela PUC/MG. Graduada em Direito pela PUC/MG.
Rodrigo Almeida Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais Pontifícia Universidade Católica de Minas
Doutor e Mestre em Direito pelo PUC/MGProfessor do doutorado e mestrado em Direito da PUC/MGProfessor da graduação da UFMG
Publicado
2024-01-01