Blockchain em jogos digitais

  • Laiane Maris Caetano Fantini Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rodrigo Almeida Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais Pontifícia Universidade Católica de Minas

Resumo

O artigo busca demonstrar a relevância jurídica do tema para o mundo atual dos jovens que traz peculiar relação entre jogos digitais, bens digitais, blockchain e direito, explorando suas fronteiras. A partir do estudo de literatura especializada em cada uma dessas áreas, são apresentadas noções gerais para melhor compreensão do problema, que busca responder à pergunta se é, de fato, possível aplicar blockchain de forma a garantir a efetiva propriedade dos ativos adquiridos ou conquistados dentro de um jogo digital. Analisado tais aspectos, buscar-se-á confirmar a hipótese, no sentido que as aplicações em blockchain games, embora num primeiro momento não tenham apresentado importantes diferenciais para o desenvolvimento e comercialização dos jogos, cada vez mais essa tecnologia tem mostrado seu potencial disruptivo para provocar um novo olhar sobre o mercado de bens digitais e a indústria de jogos. Para fundamentar tal opinião, adotou-se o método qualitativo dedutivo por meio de pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laiane Maris Caetano Fantini, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Mestranda em Direito pela PUC/MG com bolsa Capes. Especialista em Direito de Empresa pela PUC/MG. Graduada em Direito pela PUC/MG.
Rodrigo Almeida Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais Pontifícia Universidade Católica de Minas
Doutor e Mestre em Direito pelo PUC/MGProfessor do doutorado e mestrado em Direito da PUC/MGProfessor da graduação da UFMG
Publicado
2024-01-01