A importância do BNDES no fortalecimento das companhias nacionais como política pública

  • Daniel Amin Ferraz UniCeub
  • Wilson Sampaio Sahade Centro Universitário de Brasília

Resumo

O presente artigo apresenta a relevância do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES no fomento do desenvolvimento socioeconômico das políticas públicas no Brasil, por meio de financiamentos e intervenção econômica nas principais companhias do país. Analisa-se o contexto histórico e político correlacionado, observando a dinâmica de aperfeiçoamento tanto do banco, como do contexto nacional. Por meio da observação consagrada, foram analisados os números e resultados provenientes das ações da instituição, essencialmente por intermédio da BNDESPar, subsidiária do BNDES ligada diretamente à atuação do banco no mercado de capitais. Por fim, concluiu-se sobre os principais impactos do desempenho do Sistema BNDES no crescimento econômico e social do Brasil.

Biografia do Autor

Daniel Amin Ferraz, UniCeub
Doutor em Direito pela Universitat de Valéncia, Espanha. Mestre em Direito Empresarial pela Universidade de Coimbra (1998). Mestre em Direito Internacional pela Universitat de Valéncia. Professor do Mestrado/Doutorado do UniCeub, Brasília. Pesquisador convidado da OMC, Genebra (2004).
Wilson Sampaio Sahade, Centro Universitário de Brasília
Doutorando em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Mestre em Direito Público e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília. Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Advogado.
Publicado
2024-01-01