Vaqueiros, devoção e memória na Cavalgada dos Festejos de São Bernardo, Maranhão

  • Clodomir Cordeiro de Matos Júnior Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) http://orcid.org/0000-0001-5923-6980

Resumo

O ensaio busca explorar elementos da cultura imaterial maranhense a partir da Cavalgada realizada durante os Festejos de São Bernardo, região do Baixo Parnaíba Maranhense. As imagens foram registradas durante as festas de 2017 e 2018, anualmente realizadas entre os dias 10 e 21 de agosto na cidade de São Bernardo, Maranhão. As fotografias que compõem o ensaio destacam a figura do vaqueiro e seus cavalos nessa festa que anualmente agencia religiosidade, devoções, memórias, tradição e patrimônio em terras maranhenses.

Biografia do Autor

Clodomir Cordeiro de Matos Júnior, Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre as Cidades (CITADINOS/UFMA).
Publicado
2020-01-30