O hotel Casa Grande e Senzala e a construção de uma memória colonial “pitoresca” pelas páginas do jornal Diário de Pernambuco (1972-1990)

  • Flávio Luan Freire Lemos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • André Victor Cavalcanti Seal da Cunha Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

O artigo objetiva compreender, historicamente, a construção do hotel Casa Grande e Senzala e, a partir desse lugar, refletir sobre a construção intencional de uma memória colonial pernambucana na segunda metade do século XX. Utilizamos como fonte as notícias, propagandas e colunas publicadas no jornal Diário de Pernambuco, disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Buscaremos denotar que o hotel, para além das atribuições econômicas, correspondeu a um interesse de cristalização e celebração do passado colonial, aos moldes da produção intelectual do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre. Como hipótese central, apontamos que o sucesso do empreendimento hoteleiro – também bar e restaurante – em fins do século passado, correspondeu a vontade da elite recifense em constituir um lugar de memória para experenciar os privilégios coloniais dos seus antepassados. Com isso, visamos colaborar com o debate público sobre o racismo estrutural histórico na sociedade brasileira e seus reflexos na contemporaneidade.Palavras-chave: Lugar de Memória. Hotel Casa Grande & Senzala. História de Pernambuco.

Biografia do Autor

Flávio Luan Freire Lemos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, mestrando pela mesma instituição, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas-PPGCISH. Bolsista Programa Demanda Social / CAPES. Pesquisa na área de História Cultural e História das Religiões, com foco investigativo na literatura espírita produzida pelo líder Adolpho Bezerra de Menezes.
André Victor Cavalcanti Seal da Cunha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará-UFC, professor do Departamento de História da FAFIC/UERN, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas FAFIC/PPGCISH/UERN e coordenador do PROFHISTÓRIA-UERN. Dedica-se a investigações nos seguintes campos: História Cultural das Religiões e Religiosidades; História Cultural do Espiritismo; Ensino de História.
Publicado
2023-01-15